Programa brasileiro de recuperação de pastagens será destaque na COP28

  • 24/11/2023

A agenda sustentável do Brasil na COP28, em Dubai, destaca a recuperação e a conversão de pastagens degradadas como prioridades. O governo brasileiro, desde o lançamento do plano safra atual, enfatiza a sustentabilidade como um pilar essencial. Marcelo Morandi, chefe da assessoria internacional da Embrapa, destaca a expertise brasileira na recuperação de pastagens ao longo dos anos.

Morandi ressalta a importância desse manejo, não apenas para expandir a capacidade produtiva agrícola e pecuária, mas também para reduzir as emissões de gases de efeito estufa e promover o sequestro de carbono. No entanto, ele aponta que o financiamento internacional para essas ações é desproporcional às contribuições do Brasil.

O programa brasileiro, alinhado com o Plano ABC (Agricultura de Baixo Carbono), busca atrair investimentos de fundos internacionais para a recuperação de cerca de 40 milhões de hectares de pastagens degradadas. Isso não apenas impulsionaria a capacidade de produção de alimentos, mas também contribuiria para o cumprimento das metas climáticas internacionais do Brasil.

Na COP28, a Embrapa participará ativamente na promoção de tecnologias sustentáveis, apresentando casos de sucesso, como a recuperação de pastagens. Além disso, a equipe brasileira, coordenada pelo Ministério das Relações Exteriores, participará das negociações formais sobre os compromissos do Brasil no contexto das mudanças climáticas.

Com Inf/foto: Casnal Rural

Ficou sabendo de algo? Envie sua notícia no WhatsApp Xeretando (45)99824-7874

0 Comentários



Deixe seu comentário

* Seu comentário passará por uma avaliação antes de ser postado no site.
* Para que seja vinculada uma imagem sua no comentário é necessário cadastro no GRAVATAR