Com índice da Dengue em 11.8%, Santa Helena está em alerta para epidemia da doença

  • 10/03/2023

Na última terça-feira (07), o setor de Vigilância em Saúde de Santa Helena, através do Departamento de Endemias, realizou o Levantamento Rápido de Índices para o Aedes aegypti -LIRAa.

O boletim mostra que atualmente o índice larval do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, está em 11.8% em Santa Helena, muito além do preconizado pelo Ministério da Saúde que é de 1%. O resultado acende um alerta para epidemia de Dengue no município e, principalmente para o risco de doenças como a chikungunya, já que vivemos em uma faixa de fronteira com o Paraguai, onde o país vizinho vive um surto da doença.

Ane Miriam Kaul, responsável pela Endemias em Santa Helena, explica que o volume de chuva registrada nas últimas semanas tem contribuído para o aumento do índice larval do Aedes aegypti. A servidora ressalta que a área com maior registro é o centro do município. Desta maneira, o pedido é para que a população separe de cinco a dez minutos por dia para verificar os seus quintais e eliminar todo e qualquer tipo de material que possa acumular água parada.

Neste momento não há registro de casos positivos da doença em Santa Helena, mas com alto índice e o clima favorável para uma epidemia, não se descarta novos casos da doença no município.

Com Inf: Alô Santa Helena

Ficou sabendo de algo? Envie sua notícia no WhatsApp Xeretando (45)99824-7874

0 Comentários



Deixe seu comentário

* Seu comentário passará por uma avaliação antes de ser postado no site.
* Para que seja vinculada uma imagem sua no comentário é necessário cadastro no GRAVATAR