Santa Helena inicia a segunda etapa de vacina Pfizer bivalente contra covid-19 (vídeo)
- 07/03/2023
Na segunda-feira (06), a Secretaria Municipal de Saúde de Santa Helena avançou para a segunda etapa de aplicação das vacinas bivalentes contra a covid-19 para todas as pessoas acima de 60 anos.
A vacina bivalente é recomendada como dose de reforço para quem tenha recebido pelo menos duas doses contra a doença de qualquer laboratório, há quatro meses ou mais. O reforço protege contra o vírus original e suas variantes, incluindo a Ômicron.
A meta é alcançar 90% da cobertura vacinal e todos os grupos prioritários deverão receber uma dose de reforço com a vacina bivalente da Pfizer. Além disso, o recebimento do reforço com a vacina bivalente para os grupos prioritários está condicionado à existência de esquema primário (básico) completo (duas doses) com vacina monovalente. A vacina está disponível nas 09 Unidades Básicas de Saúde do município, o horário de atendimento é das 07h30 às 11h30 e das 13h às 17h.
Dividida em cinco fases, a campanha tem a finalidade de reduzir casos graves e óbitos pela Covid-19. As vacinas bivalentes são recomendadas para pessoas com 12 anos ou mais que se enquadrem nos grupos prioritários são elas: pessoas acima de 70 anos; pessoas que vivem em instituições de longa permanência a partir de 12 anos (ILPI e RI) e trabalhadores desses locais; pacientes imunocomprometidos acima de 12 anos; indígenas; ribeirinhos e quilombolas a partir de 12 anos de idade.
Cronograma vacinal
A terceira fase para o dia 20 de março, com as gestantes e puérperas, já a quarta fase está prevista para o dia 17 de abril e vai contemplar os trabalhadores da saúde, pessoas com deficiência permanente (a partir de 12 anos), população privada de liberdade (a partir de 18 anos), adolescentes cumprindo medidas socioeducativas (menores de 18 anos) e funcionários do sistema prisional.
Ficou sabendo de algo? Envie sua notícia no WhatsApp Xeretando (45)99824-7874
0 Comentários