Cresce demanda por serviços municipais on-line no Paraná

  • 27/02/2023

Dados da IPM Sistemas mostram que paranaenses valorizam a comodidade e a agilidade do acesso a soluções digitais oferecidas pelo setor público 

Dados do Mapa de Governo Digital 2022 indicam que a imensa maioria das prefeituras identificou alta na demanda por serviços municipais on-line no Brasil desde o início da pandemia de Covid-19. Segundo o levantamento, feito em parceria pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) e a Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia (SGD/ME), 94% dos gestores de 155 municípios de todas as regiões do País e com mais de 200 mil habitantes perceberam aumento na demanda nos últimos anos.

Levantamento da IPM Sistemas, especializada no desenvolvimento de soluções em nuvem para gestão pública, mostra em números como a mudança de comportamento da população ocorre no Paraná. A comparação leva em conta dados de 2022 e 2021. Nesse caso, a alta registrada no volume de acessos a serviços digitais oferecidos por prefeituras do estado em apenas um ano é de 46,28%. No total, foram 33,2 milhões de solicitações encaminhadas via portais ou aplicativos de dispositivos móveis em prefeituras do estado analisadas. 

Nayron Hubel, Diretor de Sistemas da Prefeitura de Araucária, destaca que essa é uma mudança de cultura que tem sido bem recebida pela população. “Antigamente, era comum chegar às 9h na prefeitura e as filas de atendimento estarem enormes. Depois de 2018, quando aderimos ao serviço 100% digital, são raras as pessoas que preferem se deslocar e ter um atendimento presencial”, informa. Entre os serviços oferecidos pela internet estão requisições de consultas médicas, visualização de exames, liberação de Alvarás, emissão de guias de IPTU, entre outros. 

“Estamos nos consolidando como uma cidade inteligente. O uso da tecnologia permite que os servidores não percam tempo com atividades mecânicas, que são feitas pela máquina, e consigam se dedicar a trabalhos intelectuais. Não é apenas instalar um software moderno, mas usar o contingente humano para melhorar as atividades desenvolvidas no município, oferecendo uma qualidade de vida cada vez melhor à população”, explica Hubel. 

Coordenadora de Desenvolvimento de Software Governo Digital da IPM Sistemas, Kananda Raquel Mayer diz que há uma mudança de cultura em andamento. “Para o cidadão, o principal benefício das plataformas inteligentes é a autonomia. É possível gerar seu atendimento no horário e local mais confortáveis - e a tendência é de que os contribuintes cada vez mais exijam das gestões que isso aconteça”. Segundo ela, a comodidade é ainda maior quando há opção dos aplicativos. “Aí tudo está disponível literalmente na palma da mão”. Considerado isoladamente, o acesso a serviços públicos municipais via aplicativos no estado cresceu 214%.

Sobre a IPM:

A IPM Sistemas é uma empresa especializada no desenvolvimento de softwares para gestão pública municipal, com 26 anos de mercado e aproximadamente 700 colaboradores. Pioneira e líder no segmento com solução 100% em nuvem, conta com sede em Florianópolis (SC) e um Centro de Tecnologia em Rio do Sul (SC). Atende prefeituras, câmaras de vereadores, fundos e fundações dos três estados do Sul, além de São Paulo e Minas Gerais.

Assessoria

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