Primeiro LIRAa de 2023 aponta índice de infestação de 5,5% do Aedes aegypti em Santa Helena (vídeo)
- 27/01/2023
O primeiro Levantamento Rápido de Índices para o Aedes aegypti —LIRAa realizado em 2023, apontou uma infestação do mosquito transmissor da dengue de 5,5% em Santa Helena. Os dados foram colhidos nos dias 5 e 6 de janeiro, pela Secretaria Municipal de Saúde, através do Setor de Vigilância Ambiental.
De acordo com Ane Mirian Kaul, responsável pelo setor o percentual é fruto de alguns cuidados que foram deixados de lado no fim ano, quando muitas famílias acabaram ficando fora de casa para viajar, em um período em que também o clima contribui para a proliferação do mosquito da dengue, em razão das chuvas e temperaturas altas.
Ane reforça que os cuidados devem ser contínuos e a população precisa fazer sua parte para que o município não volte a ter uma epidemia de dengue. Nos últimos dias equipes do Setor de Vigilância Ambiental, tem feito uma força tarefa para eliminar focos do mosquito e constatou a presença maior em comunidades do interior de Santa Helena.
Números
Os dados atualizados da dengue em Santa Helena, dentro do Ano Epidemiológico de 1º de agosto de 2022 a 31 de julho de 2023, mostram que o município tem 13 confirmados, um deles registrado em janeiro deste ano.
Veja:
Confirmados – 13;
Descartados – 81;
Notificados – 11;
Aguardando resultados – 4;
Total de Notificações – 109;
Óbito por dengue - 0.
Com Inf: CNWT
Ficou sabendo de algo? Envie sua notícia no WhatsApp Xeretando (45)99824-7874
0 Comentários