Prefeitura promove a semana do Lixo Eletrônico

  • 18/10/2022

Como parte das ações de conscientização sobre a correta separação e descarte do lixo, a Prefeitura de Santa Helena está promovendo a Semana do Lixo Eletrônico, entre os dias 19 e 25 de outubro. Durante os sete dias, serão coletados equipamentos eletroeletrônicos quebrados e/ou já sem uso.

Conforme a técnica ambiental Diana Pivatto esta é uma coleta especial, exclusiva para eletroeletrônicos. “Estes equipamentos não devem ser descartados com o lixo comum ou reciclável, pois são materiais que necessitam ser tratados conforme a legislação ambiental da logística reversa, atendendo a política nacional de resíduos sólidos.”

Serão recolhidos materiais como celulares, telefones, computadores, mouses, câmeras, teclados, impressoras, freezers, geladeiras, fogões, batedeiras, televisores, rádios, aparelhos de DVD, videogames, liquidificadores, micro-ondas, fornos, ventiladores, aparelhos de ar-condicionado, máquinas de lavar e secar, centrífugas, chuveiros, secadores de cabelo, barbeadores, chapinhas, entre outros. “Ou seja, tudo que vai na tomada e não tem mais uso doméstico ou comercial” reforça Diana.

“Estamos trabalhando para estabelecer um cronograma para a coleta do lixo eletrônico, a exemplo do que já realizamos para outros materiais. No entanto, pedimos que a população aproveite este momento de limpeza de final de ano para fazer nesta semana de 19 a 25 de outubro, o descarte correto do seu lixo eletrônico”, completa Diana Pivatto.

Os materiais recolhidos serão coletados por empresa licenciada para o correto destino e tratamento destes equipamentos, sem custos para os munícipes nem para a Prefeitura.

Aterro - Segunda Larissa Bussler, diretora do departamento de Meio Ambiente, em vista do fechamento do Aterro municipal pelo Instituto Água e Terra (IAT) e de acordo com a legislação ambiental, a Prefeitura está estabelecendo uma nova política de gestão de resíduos e coletas separadas, conforme a categoria de cada material, como orienta a legislação e os órgãos ambientais.

Confira aqui os pontos de recolha entre os dias 19 e 25 de outubro.

Cidade

BAIRRO SÃO LUIZ: Escola Inês Mocellin: Rua Mato Grosso, 813.

VILA RICA: Escola Tancredo Neves: Avenida Paraná, 2521.

CENTRO: Escola Marechal Deodoro da Fonseca: Rua Minas Gerais, 1233

PAÇO MUNICIPAL E PRAÇA CENTRAL: Barraca da Prefeitura

Distritos

ESQUINA CÉU AZUL: Escola Nereu Ramos

VILA CELESTE: Escola Anita Garibaldi

MORENINHA: Escola João Pessoa

SÃO ROQUE: Escola Pedro Álvares Cabral

SÃO CLEMENTE: Subprefeitura

SUB SEDE: Subprefeitura

Assessoria

Ficou sabendo de algo? Envie sua notícia no WhatsApp Xeretando (45)99824-7874

0 Comentários



Deixe seu comentário

* Seu comentário passará por uma avaliação antes de ser postado no site.
* Para que seja vinculada uma imagem sua no comentário é necessário cadastro no GRAVATAR