Acordo Brasil-Paraguai formaliza integração na fronteira de Foz do Iguaçu

  • 11/10/2022

O Acordo Brasil-Paraguai aprovado pelo Senado vai formalizar a integração que já existe de fato entre os dois países e que trará segurança jurídica para as autoridades das quatro cidades fronteiriças (Foz do Iguaçu, Ciudad del Este, Hernandarias e Presidente Franco) para desenvolverem ações conjuntas nas áreas de saúde, educação, meio ambiente, além do comércio bilateral.

A informação foi dada pelo prefeito de Foz do Iguaçu Chico Brasileiro, na última sexta-feira(07). "É um grande avanço. Brasileiros estudam nas universidades paraguaias e os paraguaios compram no comércio de Foz do Iguaçu. Esses são dois exemplos. Já há grupos de trabalho, programas e projetos tocados entre os dois países e que agora serão formalizados de forma mais ampla", disse Chico Brasileiro.

Parte dos paraguaios e brasileiros residentes no Paraguai, lembra o prefeito, foi vacinada contra a covid em Foz do Iguaçu e é atendida pelo sistema público municipal de saúde. "Há tempos que atentamos que as cidades de fronteira precisam ser tratadas de forma diferenciada quando se trata de recursos para saúde, mobilidade e assistência social, entre outras áreas", disse Chico Brasileiro, vice-presidente da Frente Nacional de Prefeitos para as cidades de fronteira.

Base jurídica

Na quarta-feira (05), o Senado aprovou o projeto de decreto legislativo (PDL 765/2019) do acordo Brasil-Paraguai para integrar as regiões de fronteira. O decreto fornece base jurídica internacional para atendimento de vários serviços nos municípios fronteiriços. O texto seguiu para promulgação.

As medidas formalizam parte das relações entre Foz do Iguaçu com Ciudad del Este, Presidente Franco e Hernandarias (Paraguai). O acordo assegura que moradores tenham “carteira de trânsito vicinal fronteiriço”, exercício de trabalho, ofício ou profissão e acesso ao ensino público e atendimento médico, que deve ser recíproco entre os países.

O acordo é aguardado há anos pelos moradores dos dois lados da fronteira e já têm uma relação de trabalho e de integração social. O projeto assegura ainda acesso ao regime de comércio fronteiriço de mercadorias de subsistência: produtos de alimentação, higiene e cosmética pessoal, limpeza e uso doméstico, medicamentos prescritos por receita médica, peças de vestuário, calçados, livros, revistas e jornais destinados ao uso e consumo pessoal.

Abrangência

O acordo abrange 28 cidades fronteiriças. Além de Foz do Iguaçu, Ciudad del Este, Presidente Franco e Hernandarias, estão na lista na fronteira com o Paraná: Santa Helena e Puerto Indio, Guaíra/Novo Mundo e Salto del Guairá.

Na fronteira do Mato Grosso Sul estão Sete Quedas e Corpus Christi; Aral Moreira, Pedro Juan Caballero e Capitán Bado; Bela Vista e Bella Vista Norte; Caracol e San Carlos del Apa; Coronel Sapucaia e Capitán Bado; Japorã e Saltos del Guairá; Paranhos e Ypejú; Ponta Porã e Pedro Juan Caballero; Porto Murtinho, Carmelo Peralta e San Lázaro.

Os países também se comprometem a simplificar as regras dos transportes público e privado de passageiros e de mercadorias, de acordo com a legislação sanitária, fitossanitária, zoossanitária e ambiental de cada um, quando a origem e o destino estiverem dentro dos limites das localidades fronteiriças definidas no acordo.

Cooperação

Há também cláusulas que definem as áreas de cooperação entre Brasil e Paraguai, desde a prevenção e combate a doenças e vigilância epidemiológica e sanitária, até a cooperação em educação. Os dois países deverão elaborar um plano de desenvolvimento urbano conjunto para integrar racionalmente as cidades; harmonizar a legislação urbanística; conservar e recuperar os espaços naturais e as áreas de uso público; e fortalecer sua imagem e sua identidade cultural comum.

Não serão retirados direitos e obrigações estabelecidos por outros acordos vigentes e o novo acordo só valerá nas localidades fronteiriças listadas. Essa lista poderá ser ampliada ou reduzida pelos países. Informa a Agência Senado que eles poderão inclusive suspender temporariamente, total ou parcialmente, a aplicação do acordo em determinadas localidades.

Nos casos em que as carteiras de trânsito vicinal fronteiriço já expedidas, os direitos adquiridos com elas serão mantidos. O tratado também prevê estímulos à integração: os órgãos públicos de um país terão que aceitar o uso do idioma do outro quando o beneficiário for requerer os benefícios previstos. Também deverão ser criados comitês de fronteira.

Com Inf: Preto no Branco | Foto: Divulgação

Ficou sabendo de algo? Envie sua notícia no WhatsApp Xeretando (45)99824-7874

0 Comentários



Deixe seu comentário

* Seu comentário passará por uma avaliação antes de ser postado no site.
* Para que seja vinculada uma imagem sua no comentário é necessário cadastro no GRAVATAR