Programa “A União Faz a Vida” é lançado em Santa Terezinha do Itaipu

  • 22/09/2022

Iniciativa do Sicredi difundirá a cultura da cooperação entre alunos da educação infantil

Cooperação na educação! A Cooperativa Sicredi Vanguarda PR/SP/RJ implantou a principal iniciativa de responsabilidade social do Sicredi no município de Santa Terezinha do Itaipu (PR), o Programa “A União Faz a Vida”. Os centros de educação infantil e escolas beneficiadas pelo projeto contarão com atividades sobre a educação cooperativa, para promover a importância do trabalho em equipe visando o bem comum.

O evento de lançamento, realizado no CIAMI, contou com a presença da prefeita de Santa Terezinha do Itaipu e outras autoridades do município, bem como a equipe do Sicredi e convidados. Para encerrar o momento, os presentes acompanharam a palestra “A União Faz A Vida: fundamentos e práticas do Cooperativismo, da Humanização e da Sustentabilidade como senhas para um mundo melhor”, ministrada pelo professor Cesar Nunes.

Para o presidente da Sicredi Vanguarda, Aldo Dagostim, este é um momento especial poder difundir o cooperativismo em Santa Terezinha do Itaipu. “´É um prazer enorme trazer esse programa para o munícipio, para agregar ainda mais no índice de educação e ressaltar a importância dos valores cooperativistas. Em conjunto conseguimos fazer muito mais pela comunidade e desejamos muito sucesso a todos os professores e educadores que participarão do programa, temos certeza da diferença que farão na vida de cada aluno”, explica.

De acordo com a secretária de Educação, Simara Cordeiro da Silva Jorge, é uma parceria que contribuirá muito para a educação do município. “Estamos em uma constante busca de melhorias que promovam mais qualidade na educação, para desta forma garantirmos cidadãos conscientes. O programa vem para promover mudanças reais, sustentáveis e duradouras, e estamos comprometidos em alcançar todos esses objetivos”, finaliza.

“Eu tenho certeza de que após o lançamento deste programa, nós teremos um novo marco na educação do município. Seguindo com o nosso compromisso de garantir uma educação cada vez melhor para os nossos alunos, a comunidade aderiu ao programa, que vem para agregar todas as ações que já implantamos e com o objetivo principal de minimizar os impactos negativos da pandemia. Além disso, segue com os objetivos de desenvolvimento sustentável, trazendo uma oportunidade de estarmos avançando ainda mais na qualidade da educação de nossos alunos, ensinando valores de cooperação, solidariedade e cidadania”, ressalta a prefeita de Santa Terezinha do Itaipu, Karla Francieli Galende.

Em 2008 a Sicredi Vanguarda PR/SP/RJ implantou o Programa “A União Faz a Vida” no município de Céu Azul, e gradativamente ao longo dos anos chegou a outros 16 municípios da região Oeste paranaense: Santa Tereza do Oeste, Serranópolis do Iguaçu, Foz do Iguaçu, Cascavel, Medianeira, Santa Helena, Ramilândia, São Miguel do Iguaçu, Catanduvas, Missal, Matelândia, Itaipulândia, Vera Cruz do Oeste, Lindoeste, Diamante d’Oeste e Céu Azul. Também estamos nos municípios de Lagoinha, Igaratá, Ubatuba e Natividade da Serra no estado de São Paulo, e no distrito de Lídice, município de Rio Claro e em Quatis, no Rio de Janeiro.

Programa A União Faz a Vida

O Programa A União Faz a Vida iniciou suas atividades em 1995, no município de Santo Cristo, interior do Rio Grande do Sul, e atualmente é realizado em 2,6 mil escolas de 520 municípios de todo o Brasil. O programa atua para despertar a essência do cooperativismo e contribuir para formar uma sociedade mais colaborativa, ética e empreendedora. O sucesso da iniciativa está aliado ao engajamento de vários integrantes da rede de compromisso formada pelo Sicredi, educadores, assessoria pedagógica, parceiros, apoiadores e gestores das escolas.

Nas escolas parceiras, a vivência da metodologia coloca o aluno como protagonista no processo de aprendizagem por meio das “expedições investigativas”, que são o ponto de partida para a definição dos temas dos projetos cooperativos. Os educadores formulam questões que orientam a visita ao território da investigação e os estudantes vão para a comunidade para observar, experimentar e descobrir o ambiente à sua volta. Após a expedição, os alunos definem, democraticamente, o projeto a ser realizado, escolhendo o tema sobre o qual querem conhecer mais.

O Programa A União Faz a Vida contribui diretamente para o alcance dos dezessete Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS), promovidos pela Organização das Nações Unidas como parte da Agenda 2030, através da ODS 4 – Educação de Qualidade: Contribuindo para o desenvolvimento de uma educação mais inclusa e equitativa e de qualidade, e para a promoção do acesso a oportunidades de aprendizagem para todos.

Sobre o Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. Possui um modelo de gestão que valoriza a participação dos mais de 6 milhões de associados, que exercem o papel de donos do negócio. Com mais de 2.200 agências, o Sicredi está presente fisicamente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, oferecendo uma carteira com mais de 300 produtos e serviços financeiros. (www.sicredi.com.br)

Assessoria

Ficou sabendo de algo? Envie sua notícia no WhatsApp Xeretando (45)99824-7874

0 Comentários



Deixe seu comentário

* Seu comentário passará por uma avaliação antes de ser postado no site.
* Para que seja vinculada uma imagem sua no comentário é necessário cadastro no GRAVATAR