Representantes do artesanato regional avaliam ações e discutem estratégias para o desenvolvimento conjunto (vídeo)

  • 21/09/2022

Representantes de artesãos da região lindeira se reuniram nesta terça-feira (20), na sede do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu para deliberarem sobre algumas questões relacionadas ao setor. Dentre os assuntos estiveram, a avaliação quanto aos resultados do I Encontro da Rede de Cooperação do Artesanato, realizado em agosto. Outro destaque foi a participação na Mega Artesanal em São Paulo, que será realizada de 26 a 29 de outubro. Também foram apresentados os trabalhos desenvolvidos pelo Instituto Frontera – Comunicação, Cultura, Natureza. 

Ao avaliar o I Encontro da Rede de Cooperação do Artesanato, os participantes destacaram a importância de cursos aos artesãos para venda pela internet, produção de imagens, descrição dos produtos, feira itinerante e informações a respeito das normas.

Os quesitos devem fazer parte do planejamento estratégico, que levará em conta as informações levantadas junto aos artesãos. O objetivo é a troca de informações entre os envolvidos, segundo a diretora técnica do Conselho dos Lindeiros, Sandra Finkler. “Um cronograma deve ser estabelecido para 2023”, ressalta.

Marlei Farias, uma das coordenadoras da rede de artesanato, ressalta a conciliação do trabalho e o desenvolvimento conjunto. “Já tivemos os primeiros passos com cadastramento dos artesãos e formação de um grupo regional com fomento e experiências positivas”, ressalta. 

Mega Artesanal

Os artesãos também foram convidados para a Mega Artesanal, que será realizada em São Paulo. O Conselho dos Lindeiros fornecerá o transporte para o evento por intermédio da Linha Ecológica, e os artesãos custearão sua hospedagem, alimentação e deslocamento na cidade, conforme Sandra Finkler.

A Mega Artesanal é realizada há mais de 15 anos, com a participação da indústria, do comércio, dos ateliês, confeiteiros e artesãos.

São oferecidos cursos e demonstrações, além dos lançamentos e  venda de produtos, matérias primas, projetos, desafios, exposições, premiações, encontros e negócios. 

A saída de Santa Helena está programada para 15h do dia 27 de outubro e a chegada de retorno dia 30, próximo ao meio dia. Os artesãos poderão participar do evento em dois dias, 28 e 29 de outubro.

Captação de recursos

Na reunião foi aberto espaço ao Instituto Frontera – Comunicação, Cultura, Natureza, para apresentarem os trabalhos que são desenvolvidos em prol da cultura, com foco no artesanato, como, por exemplo, para busca de recursos. Além disso há trabalho com formação, gestão e consultoria. “O objetivo é levar conhecimento às pessoas”, segundo os representantes da empresa.

Estruturação do artesanato

A reuniões para a formação da Rede de Cooperação do Artesanato iniciaram em abril e percorreram os 16 municípios lindeiros ao lago de Itaipu, por intermédio do Programa de Governança, Inovação e Inteligência para Desenvolvimento dos Arranjos Produtivos nos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu (PGR), pelo eixo ‘inovação’.

Assessoria

Ficou sabendo de algo? Envie sua notícia no WhatsApp Xeretando (45)99824-7874

0 Comentários



Deixe seu comentário

* Seu comentário passará por uma avaliação antes de ser postado no site.
* Para que seja vinculada uma imagem sua no comentário é necessário cadastro no GRAVATAR