Agricultores de Santa Helena fundam associação contra demarcação de terras indígenas

  • 15/10/2018

Os agricultores de Santa Helena estão se organizando para fundar uma associação, com o objetivo de proteger as propriedades rurais do município que poderão ser demarcadas após os estudos de identificação e delimitação de áreas indígenas, através da portaria publicada do Diário Oficial da União.

Os estudos atendem a ação civil pública ajuizada em julho deste ano pelo Ministério Público Federal (MPF), em Foz do Iguaçu, determinando no prazo de dois anos, a demarcação de terra indígena no município de Santa Helena, bem como a ampliação da Terra Indígena de Ocoy, em São Miguel do Iguaçu.

A reivindicação de terra indígena foi feita pelo Povo Avá-Guarani, denominadas Terras Indígenas Ocoy e Santa Helena, localizadas nos municípios de São Miguel do Iguaçu e Santa Helena. Os estudos estão sendo feitos pela Fundação Nacional do Índio (Funai), de natureza etno-histórica, antropológica, ambiental e cartográfica.

Com a criação de uma associação, os agricultores pretendem contratar um estudo antropológico, entre outros trabalhos voltados a contestação judicial, caso haja alguma área do município atingida pelos estudos de demarcação. Álvaro Bortolini, produtor de Santa Helena Velha, destacou que além dos agricultores é importante que toda sociedades se envolva.

Ficou sabendo de algo? Envie sua notícia no WhatsApp Xeretando (45)99824-7874

0 Comentários



Deixe seu comentário

* Seu comentário passará por uma avaliação antes de ser postado no site.
* Para que seja vinculada uma imagem sua no comentário é necessário cadastro no GRAVATAR