Jogos de Aventura e Natureza, Parajaps e Bom de Bola movimentam o fim de semana

  • 29/10/2021

Os Jogos de Aventura e Natureza abrem sua segunda edição no Litoral do Paraná nesta sexta-feira (29). A retomada destes jogos, que começaram em 2019 e foram suspensos em 2020 por causa da pandemia, é um dos destaques dos eventos esportivos que movimentarão o Estado no fim de semana. Todos são promovidos pelo Governo do Paraná, por meio da Superintendência do Esporte.

Haverá ainda competições dos Jogos Abertos Paradesportivos do Paraná (Parajaps), em Londrina, na região Norte, e da última etapa do Paraná Bom de Bola, em cinco cidades do Interior. Além disso, no Rio de Janeiro, a delegação paranaense participará dos Jogos Escolares Brasileiros (Jebs), com os melhores atletas selecionados nos Jogos Escolares do Paraná.

AVENTURA E NATUREZA  A primeira edição ocorreu em 2019 e se destacou por ser um projeto inovador, que uniu a prática esportiva, o turismo e a natureza em um evento itinerante, movimentando a economia de diversas regiões. A primeira fase da segunda edição acontece a partir desta sexta-feira (29) e vai até 07 de novembro nas sete cidades do Litoral: Matinhos, Guaratuba, Pontal do Paraná, Guaraqueçaba, Paranaguá, Morretes e Antonina.

Mais de 3 mil atletas estarão em ação em 17 modalidades: BodyBoarding, Beach Soccer, Beach Tênis, Parapente, Patinação Inline Marathon, BMX Freestyle, Cross Games, Futebol das Estrelas, Aquathlon, Surfe, Vôlei de Praia, Ciclismo, HandBeach, Skate, Vela, Corrida de Aventura e Canoagem Riverside Cross.

Também haverá oficinas esportivas para a comunidade. O Futebol das Estrelas será uma das grandes atrações em Guaratuba, no sábado e domingo (30 e 31), com a participação de craques do passado do futebol paranaense como Saulo, Castro, Ednelson, Ney Santos, Auri, Caxias e Leomir.

No estádio Acir Braga acontecerá o quadrangular Leocadio Consul, numa homenagem ao ex-jogador e ídolo do Coritiba da década de 70. As seleções de Guaratuba, Londrina, Paranaguá e Curitiba estarão na disputa, na espera de um bom público. Confira a programação completa.

PARAJAPS  Outra competição muito esperada é a 9ª edição dos Jogos Abertos Paradesportivos do Paraná, que marca a retomada dos paradesportos no Estado, após a parada devido à Covid-19. O evento reunirá em Londrina 1.600 participantes, entre atletas, árbitros, dirigentes e organizadores, de 29 municípios.

Serão disputadas 14 modalidades: atletismo, basquetebol em cadeira de rodas, bocha adaptada, goalball, golf 7, handebol em cadeira de rodas, natação, parabadminton, paracanoagem, paraciclismo, parataekwondo, tênis de mesa, vôlei paralímpico e xadrez. A competição é destinada aos atletas adultos e contará com a presença de três atletas que estiveram neste ano, nas Paralimpíadas de Tóquio.

Para acompanhar a programação do que está acontecendo em Londrina, acesse o Parajaps.

PARANÁ BOM DE BOLA  A última etapa do Paraná Bom de Bola acontece em cinco regionais: Jardim Alegre, Marechal Cândido Rondon, Umuarama, Porecatu e Guaratuba. As finais são nas categorias sub-16, sub-21 e Máster.

Com mais de 6.500 atletas inscritos, o Paraná Bom de Bola é uma inovação da Superintendência do Esporte do Paraná, que criou a competição em 2021 para fortalecer o futebol paranaense em todas as etapas, desde a fase escolar até as idades mais avançadas, disputado por seleções municipais. Uma das inovações foi a inclusão do futebol feminino nos Jogos Oficiais do Estado.Confira a tabela jogos finais.

JEBS – A delegação do Paraná também já está no Rio de Janeiro para competir nos Jogos Escolares Brasileiros, com início nesta sexta (29) e encerramento dia 5 de novembro. São 215 atletas paranaenses de 12 a 14 anos, junto de 40 treinadores, que participam do evento nas modalidades de atletismo, basquete, badminton, ciclismo, futsal, ginástica rítmica e artística, handebol, judô, karatê, natação, taekwondo, tênis de mesa, vôlei, wrestling e xadrez.

As equipes e atletas que vão representar o Estado foram convocadas de acordo com o rendimento nos Jogos Escolares do Paraná. Todas as informações dos JEBS estão no site oficial da competição: jebs.com.br/.

Com inf, AEN | Foto: PARANÁ ESPORTE

Ficou sabendo de algo? Envie sua notícia no WhatsApp Xeretando (45)99824-7874

0 Comentários



Deixe seu comentário

* Seu comentário passará por uma avaliação antes de ser postado no site.
* Para que seja vinculada uma imagem sua no comentário é necessário cadastro no GRAVATAR