Estado lança o Programa Pedala Paraná, com 80 ciclorrotas

  • 10/08/2021

A retomada do esporte paranaense foi marcada nesta terça-feira (10) com o lançamento do Programa Pedala Paraná na sede da Superintendência Estadual de Esporte, em Curitiba. O termo de cooperação técnica foi assinado entre o Paraná e entidades parceiras, e o termo de adesão com os municípios, oficializando a fase inicial do projeto, com 80 ciclorrotas.

“Esse evento simbolicamente é muito importante para o Paraná, retomando suas atividades que foram paralisadas durante pandemia. As ciclorrotas são um marco que podem se tornar rotas de turismo. Cuidar do esporte é nossa obrigação e também estamos apoiando o turismo paranaense”, disse o superintendente estadual do Esporte, Helio Wirbiski.

O vice-governador Darci Piana, que participou do evento, afirmou que o turismo é um dos grandes nortes deste Governo, assim como o esporte. “O objetivo é trabalharmos essa integração em todo o Estado, com o esporte promovendo a saúde e o turismo oferecendo lazer e movimentando a economia”.

SEGURANÇA – Pensando na segurança dos ciclistas, o Governo do Estado instalará placas de sinalização e totens de atendimentos aos ciclistas com bomba de encher pneus, ferramentas para conserto das bicicletas e mapa das rotas. Além disto, o site www.esporte.pr.gov.br oferecerá uma página com georreferenciamento de cada uma das rotas.

PEDALA SOLIDÁRIO – Com a presença da primeira-dama e presidente do Conselho de Ação Solidária, Luciana Saito Massa, foi anunciado o Pedala Solidário, no próximo dia 28 de agosto. O evento de arrecadação de alimentos não perecíveis marcará a inauguração oficial das primeiras ciclorrotas. O objetivo é divulgar as rotas e ainda ajudar as famílias em situação de vulnerabilidade social.

AÇÃO CONJUNTA - O programa Pedala Paraná é uma realização do Governo do Estado, por meio da Superintendência do Esporte, com termo de cooperação técnica da Universidade Federal do Paraná, Detran, Conselho Paranaense de Ciclomobilidade (Conciclo-PR),  Sesc, Senac, Paraná Turismo e Paraná Projetos. Conta também com o apoio da Federação Paranaense de Ciclismo, Sebrae e municípios participantes.

O diretor de Inovação e Desenvolvimento do Esporte, responsável pelo Pedala Paraná, Tiago Campos, explica que, além de promover o esporte, o programa visa fomentar o turismo com as entidades parceiras, como Sebrae, que ajudarão na qualificação da rede de restaurantes e hoteleira, entre outros estabelecimentos.

Durante o lançamento, o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, reafirmou a importância da manutenção dos protocolos sanitários. No evento, todos os participantes tiveram a temperatura aferida e álcool em gel à disposição, com o uso de máscara obrigatório, seguindo os protocolos sanitários exigidos. Ao final, o grupo de ciclistas presentes deu uma volta no complexo esportivo onde está sediada a Superintendência do Esporte.

PRESENÇAS – Também participaram do evento o superintendente da Ciência, Tecnologia de Ensino Superior, Aldo Bonna; o reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca; o pró-reitor da UFPR, Fernando Mazzadri; a superintendente de Cultura, Luciana Casagrande Pereira; o diretor-presidente da Paraná Esporte, Walmir Matos, e o secretário de Esporte e Lazer de Curitiba, Emílio Trautwein. 

Estiveram presentes, ainda, o ex-atleta Giba; o coreógrafo da CBG Rhony Ferreira; o presidente do Conselho Regional de Educação Física-PR, Antônio Eduardo Branco; o presidente da Cufa, Zé da Cufa; os deputados estaduais Subtentente Everton de Souza, Goura Nataraj, Alexandre Amaro, Nelson Luersen, Tercilio Turini e Wilmar Reichembach, além de representantes da Federação Paranaense de Ciclismo, Detran, Conciclo, Sesc e Ministério Público.

Os municípios participantes foram Colombo, Figueira, Ribeirão do Pinhal, Astorga, Mandaguari, Congonhinhas, Assaí, Centenário do Sul, Campo Mourão, Rondon, Pato Branco, Apucarana, São José dos Pinhais, Borrazópolis, Pontal do Paraná, Piraquara, Pitanga, Curitiba, Bocaiúva do Sul, Entre Rios do Oeste,  Guarapuava, Laranjeiras do Sul, Toledo, Santa Izabel do Ivaí, Campina Grande do Sul, Jandaia do Sul, Tapira e Quedas do Iguaçu.

AEN | Foto: Valdelino Pontes/AEN.

Ficou sabendo de algo? Envie sua notícia no WhatsApp Xeretando (45)99824-7874

0 Comentários



Deixe seu comentário

* Seu comentário passará por uma avaliação antes de ser postado no site.
* Para que seja vinculada uma imagem sua no comentário é necessário cadastro no GRAVATAR