Anitta lança música 'Girl from Rio' de olho no mercado internacional

  • 29/04/2021

O que não falta no catálago da música popular brasileira, a famosa MPB, são músicas que falam sobre o Rio de Janeiro. Em 1962, Tom Jobim e Vinícius de Morais já lançavam Garota de Ipanema. Anos depois, Gilberto Gil entoava a beleza da cidade em Aquele Abraço e Tim Maia falava sobre suas aventuras do Leme ao Pontal. Em 2021, Anitta continua a tradição e lança Girl from Rio,  de olho no mercado internacional.

"Garota de Ipanema é uma coisa que traz isso do Rio antigo, mas também traz o meu Rio de Janeiro, então a gente faz uma transição bem legal no clipe e na música, que é quando entra a batida, e vem o meu Rio. Então trazemos esses dois "Rios", o da Bossa Nova, de Carmem Miranda e pontos turísticos e o da minha adolescência", explica ela sobre a música que foi inspirada no clássico de Tom Jobim e Vinícius de Morais.

Por isso mesmo, a música que será lançada hoje, 29, às 19h, tem um estilo meio Bossa Nova, meio funk, sendo a quinta feita completamente na língua inglesa da carreira da cantora. Composta e produzida em conjunto com Stargate, RAYE e Gale, Girl From Rio fala sobre as belezas da cidade que vão muito além dos pontos turísticos. "É o Rio que vi e morei", afirma Anitta.

A música é uma das mais pessoais da cantora. Na letra, ela fala sobre sua família, incluindo a descoberta do irmão Felipe Terra em outubro de 2019, sua casa, seus vários amores, pessoas do dia a dia e a beleza das mulheres cariocas, sob o ponto de vista da cantora. Até mesmo os lugares escolhidos para o vídeo, como o Piscinão de Ramos, tem alguma relação com a vida pessoal de Anitta. Foi lá que o primeiro grande show gratuito dela, no réveillon de 2012. "É muito diferente voltar agora, o objetivo de voltar agora, sabe? E o clipe já está confirmado em várias emissoras americanas, então todo mundo daqui vai ver o Piscinão. Isso é muito legal", diz. 

O clipe será divulgado amanhã, 30, à partir das 10h30. De acordo com a artista, ele foi um dos mais caros da carreira dela e contou com a direção de Giovanni Bianco - também responsável pela direção criativa do albúm BANG (2015) e outros videoclipes da cantora.

Ele também será exibido em uma celebração de lançamento em Miami, onde Anitta está vivendo temporariamente. "Será uma  exibição de arte com as fotos que eu tenho postado e outras exclusivas das gravações do clipe. Algo bem festa brasileira, com DJ brasileira e uma playlist toda escolhida por mim a dedo. Eu vou estar lá do início ao fim", contou ela em stories publicados na última terça, 27, no seu Instagram.

O evento que tem previsão de quatro horas será no The Goodtime Hotel, o novo hotel do empresário David Grutman e  do cantor Pharrell Williams. O local também foi um dos escolhidos como plano de fundo do novo clipe da cantora por combinar com o estilo 'antigo' do clipe - o qual fala sobre o Rio da década de 60 e teve inspiração fashion na série Ratched, da Netflix.

Girl From Rio, também é o nome escolhido para o novo álbum internacional de Anitta, com produção de Ryan Tedder, que contará com mais duas faixas com mostras de músicas já consagradas no mundo e tem previsão de lançamento em setembro deste ano.

"Ele é todo inglês e espanhol, porque nossa intenção é caminhar passo a passo para me introduzir aqui (nos Estados Unidos). Primeiro a gente vai acostumando a galera com um ritmo novo, por isso nao é um funk tão forte, para depois a gente colocar mais português e soltar o batidão", explica ela. 

De acordo com ela, apesar da música Girl From Rio ser homologa ao álbum, ela não é sua favorita. "Ela é a faixa chave porque é um cartão de chegada, mas não é a música que eu acho que a mais legal. Tem uma que vem logo depois que eu acho enlouquecedora", revela.

O amor da cantora pela sua cidade e País não é uma surpresa. Além de sempre falar do Brasil em palestras, show e parceria internacionais, Girl From Rio não será o primeiro clipe de Anitta com a Cidade Maravilhosa de fundo. Em 2017, Vai Malandra teve o morro do Vidigal como cenário. Nele, a cantora abusava da sexualidade com biquínis de fita isolante, popularizado por Erika Bronze, a qual também participou do clipe, na laje de uma casa. 

Assim como em Girl From Rio, Vai Malandra mostrou o corpo real da brasileira, sem padrões ou edição, mas com muita  e beleza e democracia. São loiras, morenas, baixas, altas, gordas e magras que ilustram ambos os clipes. Todas, no entanto, com sorriso no rosto e gingado no pé. 

"Hoje tem muito mais essa coisa do empoderamento dos corpos, de todas as belezas serem valorizadas - algo que a gente tentou trazer no clipe e até na letra quando a gente fala que as 'hot girls' (garotas gostosas) não tem corpos de modelos, mas são mulheres de curvas e cheias de energia, algo típico da mulher brasileira, carioca", pontua.

Hoje, o clipe já conta com mais de 416 milhões de visualizações e já foi até cantado por ela aos americanos que assistiram o famoso show de Réveillon da Times Square, em Nova York, deste ano. O poder da música feita em parceira com Mc Zaac, Maejor feat. Tropkillaz e DJ Yuri Martins foi reconhecida em Girl From Rio nos versos: "Vai malandra, gringo canta, todo mundo canta". 

Com inf, Ana Lourenço, O Estado de S.Paulo | Foto: Divulgação.

Ficou sabendo de algo? Envie sua notícia no WhatsApp Xeretando (45)99824-7874

0 Comentários



Deixe seu comentário

* Seu comentário passará por uma avaliação antes de ser postado no site.
* Para que seja vinculada uma imagem sua no comentário é necessário cadastro no GRAVATAR