Neymar Jr. completa 10 anos de Seleção Brasileira Principal

  • 11/08/2020

Eram jogados pouco mais de 28 minutos do primeiro tempo de Brasil e Estados Unidos quando as redes do Estádio New Meadowlands, em Nova Jersey, balançaram. Um menino franzino teve o atrevimento de se meter na frente do zagueiro e cabecear para o primeiro gol do jogo. Começava ali uma história que completa 10 anos nesta dia 10 de agosto de 2020: Seleção Brasileira e Neymar Jr.

Naquele 10 de agosto de 2010, a Seleção fazia seu primeiro amistoso pós-Copa do Mundo da África do Sul. Sob nova direção, com o comando de Mano Menezes e sua comissão técnica, a lista de convocados contava com diversas caras novas. No anúncio realizado alguns dias antes, em 20 de julho, lá estava um nome que se tornaria frequente nas listas futuras. Em 10 anos, Neymar Jr. já foi chamado para defender a Amarelinha em 106 oportunidades, com 101 jogos disputados. Foi apenas o 14˚ atleta a atingir essa marca de partidas pelo Brasil.

De volta à noite da estreia, a expectativa em torno de Neymar Jr. já era grande. Com apenas 18 anos, ele encantava o Brasil com suas arrancadas em direção ao gol e os dribles criativos, além de trazer no currículo as conquistas de um Campeonato Paulista e uma Copa do Brasil pelo Santos. O que ele não tinha fama era de bom cabeceador. No entanto, quis o destino que fosse dessa maneira o seu primeiro gol pela Seleção Brasileira Principal. O cruzamento à perfeição veio da esquerda, de André Santos, e encontrou a testa do ainda menino da camisa 11. Foi o primeiro gol da vitória por 2 a 0 em cima dos Estados Unidos. Alexandre Pato fechou o placar naquela ocasião.

Ao longo dos 10 anos de serviços prestados à Seleção Brasileira, Neymar Jr. e o gol criaram uma relação de bastante proximidade. Ele já contabiliza 61 marcados e é o quarto maior artilheiro da equipe masculina, atrás apenas de Pelé, Ronaldo e Zico. Em 2014, por exemplo, ele atingiu uma média acima de um gol por jogo, quando marcou 15 vezes em 14 partidas. No ano anterior, 2013, havia contribuído para a conquista da Copa das Confederações no Brasil, quando foi eleito o melhor jogador da competição. 

Não entra para a conta oficial de estatísticas pela Seleção Principal, mas nunca é demais lembrar o ponto alto desta relação de 10 anos entre Neymar Jr. e a Amarelinha. Em 2016, convocado como um dos jogadores acima dos 23 anos para a disputa dos Jogos Olímpicos do Rio, ele foi um dos líderes da conquista do único título que o futebol brasileiro ainda não ostentava em sua história: a Medalha de Ouro das Olimpíadas. Ali ele deu show. Fez golaço de falta, fez gol de raça disputando bola com goleiro e ainda cobrou o pênalti decisivo na final contra a Alemanha.

Neste dia 10 de agosto de 2020, Confederação Brasileira de Futebol parabeniza Neymar Jr. pelos 10 anos de Seleção Brasileira Principal e também pelos 10 anos de seu primeiro gol com a Amarelinha. Que venham mais anos e bolas na rede nesta história. 

Com inf, CBF | Foto: Jeff Zelevansky/Getty Images

Ficou sabendo de algo? Envie sua notícia no WhatsApp Xeretando (45)99824-7874

0 Comentários



Deixe seu comentário

* Seu comentário passará por uma avaliação antes de ser postado no site.
* Para que seja vinculada uma imagem sua no comentário é necessário cadastro no GRAVATAR