Conheça os líderes mundiais que também são contra o isolamento social
- 16/04/2020
A pandemia do novo coronavírus levou países ao redor de todo o mundo promoverem em seus territórios o isolamento social, seguindo as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS).
Algumas figuras, entretanto, são contrárias à quarentena. O presidente da República, Jair Bolsonaro, por diversas vezes demonstrou ser favorável à abertura do comércio e ao fim da quarentena.
Apesar de ser um posicionamento majoritário, outros líderes mundiais também adotam a mesma postura de Jair Bolsonaro, conforme segue na lista abaixo:
- Daniel Ortega (Nicarágua)

O ditador da Nicarágua afirma que a pandemia do novo coronavírus não passa de um exagero e diz que está sendo protegido por Deus. Assim como Bolsonaro, Daniel Ortega incentivou seus apoiadores a realizar uma manifestação reunindo milhares de pessoas.
Atualmente, não se sabe o paradeiro de Ortega, pois o presidente não aparece em público há mais de um mês. Nos últimos dias, os governo nicareguense vêm repercutindo apenas declarações da vice-presidente e primeira-dama, Rosario Murillo.
Murillo afirma que Ortega, a quem chama de “nosso comandante”, está coordenando “todas as equipes de trabalho” no país. Nas ruas da Nicarágua, correm rumores sobre o estado de saúde do ditador, que tem 74 anos de idade.
- López Obrador (México)

O presidente mexicano sempre fez questão de relativizar a pandemia do novo coronavírus e sugerir à população que saíssem de casa. Ele chegou até mesmo a levantar nos braços uma menina, lhe dando um beijo e uma mordida na bochecha.
Obrador afirma que o povo mexicano tem uma capacidade física para resistir ao coronavírus. Em certo momento, o presidente mostrou duas estampas religiosas que carrega em sua carteira, afirmando que, com elas, uma pessoa estaria protegida do Covid-19.
No final de março, o presidente mexicano voltou recuou e passou a defender o isolamento, afirmando “não saiam às ruas a não ser que seja extremamente necessário”. Todavia, por seu histórico negacionista, merece estar nessa lista.
- Gurbanguly Berdymukhamedov (Turquemenistão)

O atual ditador do Turquemenistão (ex-dentista e autor de livros sobre chás) é um líder tão autoritário quando o famoso Kim Jong-un, ditador da Coréia do Norte.
Como medida de enfrentamento à pandemia, Berdymukhamedov proibiu as palavras ‘Coronavírus’ e ‘Covid-19’. O cidadão que utilizar máscaras nas ruas, irá preso. Qualquer conteúdo informativo sobre coronavírus será apreendido e seu distribuidor também será encarcerado.
O ditador também acredita que queimar toneladas de fumo ajuda a “destruir vírus invisíveis”.
- Aleksandr Grigorievich Lukashenko (Belarus)

O ditador da Belarus, antiga Bielo-Rússia governa o país desde 1994. Em conversa com jornalistas, afirmou: “vocês estão vendo um vírus voando aqui? Eu não! Essa conversa de coronavírus é psicose!”.
Lukashenko afirma que as pessoas devem jogar hóckei como forma de evitar o coronavírus, e ordenou que continue sendo disputado o campeonato bielorrusso de futebol (sendo o único em andamento em toda a Europa).
Outras recomendações do ditador como forma de evitar a contração do novo coronavírus é ingerir vodka, passear de trator e ir à sauna. Seus apoiadores afirmam que “Lukaschenko sempre tem razão” (bordão semelhante com o utilizado no Brasil, “Bolsonaro tem razão”).
- Jair Bolsonaro (Brasil)

Jair Bolsonaro, presidente do Brasil, é contra o isolamento social e, assim como os demais desta lista, subestima a pandemia do coronavírus. Durante um pronunciamento oficial, Bolsonaro chamou o vírus de “gripezinha” e “resfriadinho”.
O presidente estuda demitir o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, por seguir as orientações da OMS e ser favorável à quarentena como principal medida de combate ao Covid-19.
Com inf, MBL News | Foto: Reprodução.
Ficou sabendo de algo? Envie sua notícia no WhatsApp Xeretando (45)99824-7874
0 Comentários