STF suspende medida de Bolsonaro que restringia acesso a informações

  • 26/03/2020

Nesta quinta-feira (26), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre Moraes suspendeu os efeitos da MP (medida provisória) apresentada pelo presidente Jair Bolsonaro, que restringia o acesso a informações em decorrência da pandemia gerada pelo novo coronavírus (Covid-19). A MP desobrigava temporariamente as repostas a pedidos feitos através da Lei de Acesso à Informação (LAI).

A LAI tem como premissa favorecer o controle social sobre os atos dos gestores públicos, tornando-a uma ferramenta extremamente útil no combate à corrupção.

Segundo Moraes, “a Constituição da República Federativa do Brasil, de 5 de outubro de 1988, consagrou expressamente o princípio da publicidade como um dos vetores imprescindíveis à administração pública, conferindo-lhe absoluta prioridade na gestão administrativa e garantindo pleno acesso às informações a toda a sociedade”.

Sem sombra de dúvidas, uma decisão acertada do ministro do STF, afinal, não podemos mais tolerar decisões importantes para o país sendo tomadas às escondidas.

Por Maiara Piva/MBL News |  Foto: Rosinei Coutinho/STF.

Ficou sabendo de algo? Envie sua notícia no WhatsApp Xeretando (45)99824-7874

0 Comentários



Deixe seu comentário

* Seu comentário passará por uma avaliação antes de ser postado no site.
* Para que seja vinculada uma imagem sua no comentário é necessário cadastro no GRAVATAR