Casos confirmados de coronavírus no Paraná saltam de 6 para 60 em apenas 11 dias
- 24/03/2020
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) confirmou mais seis casos de coronavírus no Paraná, nesta segunda-feira (23), totalizando 60 casos da doença. Outros 1.519 estão em investigação e 159 oficialmente descartados. Segundo a Secretaria, “o Estado aguarda a normalização do sistema do Ministério da Saúde para poder negativar aproximadamente 600 resultados emitidos pelo Laboratório Central do Estado (Lacen). A plataforma apresenta instabilidade há cerca de uma semana”.
Comparado ao boletim do dia 13 de março, os casos no Estado deram um salto de dez vezes. Naquele dia eram 6 casos confirmados. O Estado confirmou seu primeiro positivo pra Covid-19 no dia 12 de março. De lá para cá, o aumento foi quase diário, com exceção dos dias 14 a 16, que tinham casos suspeitos, mas que demoraram a serem confirmados. No dia 17 o boletim já contava com 12 casos, dobrando as ocorrências.
Srecretaria Municipal
Em cinco dos novos casos em Curitiba foi constatado viagens ou contato com quem esteve em São Paulo. Uma dessas pessoas retornou da Itália recentemente. O número de casos suspeitos até o momento é de 233 e outros 131 foram descartados.
No País, até esta segunda-feira, às 16 horas, eram 1.891 casos confirmados e 34 mortes. Os óbitos estão em São Paulo (30) e Rio de Janeiro (4).
Governadores dos estados do Sul e Sudeste definem estratégias para evitar o desabastecimento nas cidades
Governadores dos sete estados do Sul e Sudeste brasileiro se reuniram, ontem, em videoconferência com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, para tratar do transporte de produtos essenciais entre os estados. Desde a semana passada, os estados decretaram o fechamento parcial da movimentação rodoviária, especialmente de ônibus de linhas interestaduais.
Os governadores dos estados formam o Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), e decidiram que as divisas ficarão abertas ao transporte de produtos essenciais para evitar o desabastecimento. O governador do Paraná, Ratinho Junior, destacou as medidas adotadas pelo Paraná para não prejudicar a circulação de caminhões. Ele citou o reforço na estrutura de apoio aos motoristas em Paranaguá.
“Criamos um ambiente favorável para atender esses profissionais neste momento tão difícil, mostrando que o Paraná se preocupa com essa atividade tão importante para a população”, afirmou o governador. “Uma área para saúde, higienização e acomodação para os caminhoneiros. Também estamos trabalhando para garantir a alimentação dessas pessoas”, disse.
O ministro da Infraestrutura revelou que a União busca uma unidade sobre o tema entre os Estados. Entre as preocupações colocadas pelo ministro está a atenção aos motoristas. “O mesmo vale para restaurantes e oficinas localizadas na beira de estradas. Se o caminhão estragar, precisa ser consertado. E os caminhoneiros precisam se alimentar”, completou.
Com inf, Mario Akira | Foto: Daniel Castellano / SMCS
Ficou sabendo de algo? Envie sua notícia no WhatsApp Xeretando (45)99824-7874
0 Comentários