Coronavírus: clientes de bancos podem pedir prorrogação de dívidas

  • 24/03/2020

Diante da pandemia de coronavírus, o Conselho Monetário Nacional (CMN) autorizou os grandes bancos, como Caixa, Itaú, Bradesco e Santander, a negociar o pagamento de duas prestações da casa ou carro nos próximos 60 dias para dar fôlego aos trabalhadores e pequenos e médios empresários. A medida vale para  financiamentos de imóveis, carros e outras dívidas nos bancos. Não vale para cheque especial, cartão de crédito e contas de consumo. 

A exigência da maioria dos bancos que é que as prestações estejam em dia, menos na Caixa, que aceita até duas prestações em atraso para pausar pagamento. A Caixa, a pausa vale para contratos habitacionais pessoa física ou pessoa jurídica e só não vale para quem usar o FGTS para pagamento das prestações mensais.

Um detalhe importante é que durante a pausa, em todos os bancos, será mantida a mesma taxa de juros, sem a cobrança de multa. As parcelas não serão encavaladas: o cliente fica dois meses sem pagar e as prestações vão para o final do contrato.

O pedido para pausar as prestações não deve ser feoto presencialmente nos bancos, mas sim nos canais eletrônicos, como o internet banking e a central de atendimento telefônica.

Onde pedir:

Caixa

Aplicativo Habitação Caixa, pelo WhatsApp (telefone 0800-726 8068), ou ainda pelo Telesserviço (telefones 3004-1105 para capitais ou 0800-726 0505 para demais cidades, opção 7 da URA), de segunda a sexta feira, das 8h às 20h, exclusivamente para contratos com Pessoas Físicas. No caso do app, é necessário atualização da versão através da loja de aplicativos.

Itaú

Centrais de atendimento e canais Digitais (App Itaú, App Light, Itaú empresas e Itaú na internet) – os clientes conseguem ter acesso remoto aos serviços financeiros.

Santander

O Santander lançou um hotsite para orientar os clientes interessados em solicitar a prorrogação do vencimento de dívidas, em linha com a determinação do Conselho Monetário Nacional (CMN). O banco também ampliou, de forma automática, 10% o limite do cartão de crédito de todos os clientes adimplentes.

Bradesco

O Bradesco diz, em nota, que está à disposição para prorrogar por 60 dias as dívidas de operações em dia e utilizadas, sem dar mais detalhes. O cliente deve entrar em contato com o gerente ou pelos canais eletrônicos

Banco do Brasil

Cliente deve entrar em contato com gerente ou meios eletrônicos.

Com inf, Josianne Ritz | Foto: José Cruz/Agência Brasil.

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