Marechal Rondon: Exame descarta o primeiro caso suspeito do coronavírus
- 19/03/2020
A Secretaria de Saúde de Marechal Rondon informou no final da tarde desta quarta-feira, 18, que o exame feito pelo Laboratório Central do Estado do Paraná – LACEN descartou um caso suspeito de coronavírus. Trata-se do primeiro que surgiu no município, na última sexta-feira, quando um homem de 27 anos deu entrada na UPA 24 Horas, apresentando tosse, dor na garganta, como também dores nas articulações e no corpo, além de diarreia, cefaleia, coriza, escarro e congestão nasal.
A esposa do rondonense também apresentou os sintomas no dia seguinte e, logo ficou em isolamento, junto com o marido. O caso dela, porém, ainda não foi descartado.
De acordo com a secretária de Saúde, Marciane Specht, existe uma terceira pessoa que aguarda a confirmação ou não da doença coronavírus.
Marciane lembra a população que mesmo não havendo nenhum caso confirmado da doença, a população deve fazer a sua parte ao evitar aglomeração e distanciamento mínimo de um metro e meio entre as pessoas, buscando evitar a disseminação do vírus.
A secretária ressalta que um caso da doença é considerado suspeito somente quando se enquadra nas seguintes situações:
– Febre e pelo menos um sinal ou sintoma respiratório (tosse, dificuldade de respirar, batimento das asas nasais entre outros) e histórico de viagem para área com transmissão local, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), nos últimos 14 dias anteriores ao aparecimento dos sinais ou sintomas;
– Contato próximo domiciliar de caso confirmado laboratorial, que apresente febre e/ou qualquer sintoma respiratório, dentro de 14 dias após o último contato com o paciente.
Alguns sintomas que atrelados a uma dessas situações anteriores citadas é possível frisar:
Tosse, febre, dor de garganta, dor no corpo e articulações, dificuldade de respirar, dor de cabeça, coriza, escarro, calafrios, congestão nasal, batimentos de asa de nariz, fraqueza, falta de ar e entre outros.
COMO SE PREVENIR?
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo coronavírus. Entre as medidas estão:
– Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
– Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
– Evitar contato próximo com pessoas doentes.
– Ficar em casa quando estiver doente.
– Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
– Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.
Com inf, Marechal News.
Ficou sabendo de algo? Envie sua notícia no WhatsApp Xeretando (45)99824-7874
0 Comentários