Agricultura do Paraná faz ‘upgrade’ para conquistar o novo mercado
- 09/12/2019
O perfil do consumidor mudou. Em vez dos artigos produzidos em grande escala industrial, aumentou a busca por produtos locais. Esse cenário é apresentado em estudo da empresa de pesquisa de mercado Euromonitor International, que mostra a tendência dos consumidores, cada vez mais, rejeitarem o genérico, os produtos massificados. A preferência agora é comprar localmente, de pequenos produtores, desde a cerveja até o queijo.
E o Paraná entrou nessa nova era. A agricultura do estado tem participado desse ‘upgrade’. Um exemplo é a produção de cerveja e pão em Guarapuava. A Akademie Ireks & Agrária inaugurou em outubro um centro de treinamento e desenvolvimento de novos produtos para os segmentos de panificação e cervejaria. O centro é uma parceria entre a Ireks do Brasil e a Cooperativa Agrária e foi idealizado para que os clientes dessas marcas possam testar e aprimorar seus produtos antes de lançá-los no mercado.
“A Agrária e a Ireks investiram cerca de R$ 25 milhões nesse centro de qualificação profissional para padeiros, confeiteiros e mestres-cervejeiros. Esse novo olhar qualifica o produto final para o mercado consumidor e tem potencial de gerar mais empregos no Estado”, explicou o governador Ratinho Junior.
Segundo o governador, os investimentos tecnológicos das cooperativas paranaenses serão cerca de R$ 2 bilhões apenas neste ano. “Nós produzimos em quantidade e variedade, status que nos permite competir em grau de igualdade com os países desenvolvidos. Isso se deve à organização e ao olhar para a inovação das nossas cooperativas”, disse Ratinho Junior.
Outro exemplo é o caso da uva. Em novembro, o Governo lançou o programa de Desenvolvimento e Revitalização da Viticultura e da Agroindústria Vitícola no Paraná – Revitis, para apoiar a produção de uva no Estado e atender a demanda da agroindústria, que está em crescimento e que ainda depende do fornecimento da fruta de outros estados. O objetivo também é atender demanda gerada pelos consumidores diretos e incentivar o turismo rural.
Queijo premiado e a capacitação
“Nosso trabalho é identificar o potencial do produtor e fazer esse produto chegar à mesa do paranaense”, explica Mary Stela Bischof, engenheira agrônoma do Emater.
Um dos exemplos de destaque vem de um derivado do leite. O Paraná levou 25 tipos de queijo para o Prêmio Queijo Brasil, em Florianópolis, e foi premiado em 12 categorias. “Temos diversidade e qualidade aqui no Paraná”, contou Mary Stela.
Para chegar até lá, o caminho é longo. É comum o produtor rural ter apenas a técnica para produzir. Com apoio do Emater, aprende a comercializar e a legalizar essa venda, dentro de todos os padrões exigidos pela legislação e pelo mercado.
Produtos orgânicos nas escolas ganham regulamentação
Atualmente, 8% da alimentação escolar é orgânica e 60% é proveniente da agricultura familiar. Para que o Paraná seja o primeiro estado a ter 100% da merenda orgânica, diversas estratégias serão adotadas pelo Governo do Estado ao longo dos próximos anos. As ações incluem soluções na área de sanidade animal, ampliação da produção e organização dos produtores em associações e cooperativas.
Algumas regiões já estão avançadas. Em Marechal Cândido Rondon, no Oeste do Paraná, 90% da alimentação escolar já é orgânica. Em 2019, o programa Paraná Mais Orgânico alcançou a marca de 1.127 certificações em propriedades rurais paranaenses com mais de 2.057 visitas e 852 estudos de caso.
No campo, a conectividade digital avança
O governador Ratinho Junior segue a mesma linha. “O próximo ciclo é o da industrialização. Os agricultores têm deixado a enxada pela tecnologia, pelos smartphones e drones. Nós temos incentivado o cooperativismo e realizamos investimentos na rede trifásica de energia para manter uma agricultura forte e diversificada, capaz de gerar ainda mais renda”, afirmou.
CERVEJA
A AGRICULTURA NO PR
Com inf, AEN.
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