Condições Climáticas colocam Município em alerta com relação à Dengue

  • 06/12/2019

As chuvas aliadas as altas temperaturas são condições propícias para a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue e outras doenças e o Município De Santa Helena, por meio do departamento de Vigilância em Saúde, já se mobilizou para um mutirão de limpeza na manhã desta sexta-feira (06).

O local de ação foi as quadras centrais da cidade e por surpresa, dezenas de materiais que podem armazenar água foram recolhidos.

A iniciativa também segue a determinação das regionais de saúde e o Ministério da Saúde que definiu a semana entre 02 a 07 de dezembro, como período de intensificação de combate ao mosquito, tendo em vista, o calor intenso da época e o fluxo turístico que cresce com a chegada do final do ano.

Em Santa Helena de janeiro até agora, 62 casos de Dengue foram confirmados um número abaixo do registrado em municípios próximos, mas que não deixa de ser preocupante. O trabalho de combate aos criadouros é intenso e, neste período, o pedido é para que a população novamente verifique as residências e também os canteiros frontais, auxiliando assim o trabalho da prefeitura.

O apelo é da chefe da Vigilância Epidemiológica, Terezinha Madalena Botega, que participou da ação e lembrou dos perigos da Dengue nesta época do ano, quando o clima, a demanda turística e o aumento no consumo, favorecem a proliferação do vetor: “Pedimos aos santa-helenenses que verifiquem calhas, vasos de plantas, brinquedos, recipientes e tudo o que pode armazenar água pois são nesses locais que o Aedes Aegypti se reproduz, e a melhor forma de combater a Dengue é eliminando o mosquito,” explica a responsável.

Escolas

Na manhã de hoje, também foram efetuadas conscientizações nas escolas municipais para que os alunos auxiliem na divulgação da importância de combater os focos do mosquito e ainda, repassem o recado aos pais para manter os quintais sempre limpos.

Praça Central

A secretaria de Desenvolvimento Econômico também está organizando um mutirão de limpeza nos objetos de decoração natalina que estão instalados na Praça Central, pois da mesma forma, são passíveis de acúmulo de água.

Assessoria.

Ficou sabendo de algo? Envie sua notícia no Whats Xeretando (45) 9.9824-7874

Ficou sabendo de algo? Envie sua notícia no WhatsApp Xeretando (45)99824-7874

0 Comentários



Deixe seu comentário

* Seu comentário passará por uma avaliação antes de ser postado no site.
* Para que seja vinculada uma imagem sua no comentário é necessário cadastro no GRAVATAR