Parceria entre o Município e Colônia de Pescadores possibilita mais uma edição da Semana do Lago

  • 02/12/2019

De 25 a 29 de novembro aconteceu mais uma edição da Semana do Lago que consiste em um mutirão de limpeza no reservatório de Itaipu, efetuado pelos pescadores vinculados a Colônia Nossa Senhora dos Navegantes, de Santa Helena.

O desfecho, foi a recolha de cinco toneladas de lixo que foram destinadas a Usina de Reciclagem para a devida separação e posterior comercialização pelos Agentes Ambientais.

Segundo o presidente da Colônia de Pescadores, Lírio Hoffmann, neste ano houve a participação de todos os pescadores o que resultou em uma ação mais rápida e de resultados: “Cada um foi responsável pela limpeza do Lago na região dos pontos de pesca do Município e depois, o material foi recolhido e encaminhado a Usina de Reciclagem. Agradecemos a Administração Municipal por essa parceria financeira que além de contribuir com a saúde do Lago de Itaipu, é uma fonte de renda para a Colônia de Pesca que tanto necessita de ajuda,” explica Hoffmann.

Uma surpresa entre os pescadores, foi a localização de três embalagens lacradas de agrotóxicos com classificação em faixa vermelha o que segundo Lírio, representa um crime ambiental: “Por sorte os frascos estavam lacrados, pois é impossível mensurar o prejuízo e a degradação do lago, caso o líquido vazasse,” relata.

A diretora do departamento de Coleta e Reciclagem, Yara Fernanda Beling, afirma que esta parceria entre o Município e a Colônia de Pescadores tem dado certo, pois a classe conhece muito bem o lago, possui as embarcações e todos são favorecidos: “A avaliação final foi excelente pois foram cinco toneladas de lixo retiradas da natureza e que ainda irão se transformar em fonte de renda para os agentes ambientais, agradecemos os pescadores pelo excelente trabalho na Limpeza do Lago,” afirma a responsável pela iniciativa.

Assessoria.

Ficou sabendo de algo? Envie sua notícia no Whats Xeretando (45) 9.9824-7874

0 Comentários



Deixe seu comentário

* Seu comentário passará por uma avaliação antes de ser postado no site.
* Para que seja vinculada uma imagem sua no comentário é necessário cadastro no GRAVATAR