Prefeito elogia espírito colaborativo da sociedade após tempestade atingir Santa Helena

  • 04/11/2019

Na quinta-feira (31), um temporal atingiu a cidade de Santa Helena. Árvores foram arrancadas com a força dos ventos, galhos caíram sobre as residências e casas foram destelhadas. O fornecimento de energia elétrica foi interrompido, bombas queimaram e os poços artesianos deixaram de trabalhar. 
Assim que a chuva parou, equipes emergenciais da cidade dos distritos foram acionadas pela Administração Municipal para agilizarem o fornecimento de água, a substituição de equipamentos queimados e a limpeza da cidade e distritos. Muitas pessoas auxiliaram seus vizinhos, recolocando telhados e recolhendo galhos.
Conforme relatório preliminar da Secretaria de Abastecimento, foram entregues 30 caminhões de água para o distrito de São Roque e 60 para São Clemente. Mais 20 cargas foram distribuídas no restante do município. As prioridades foram os aviários e chiqueirões, para evitar a morte de animais. 
Foram realizados ainda 50 atendimentos de manutenção nas bombas e quadros de comando em poços artesianos, substituídas 5 bombas, que queimaram com as descargas elétricas e consertados 20 fios boia (que ligam e desligam automaticamente as bombas dos poços).
Apesar do esforço dos servidores municipais, que trabalharam no recesso e feriado, inclusive durante a noite, algumas coisas fugiram do alcance, por exemplo, nas localidades onde não havia energia para o acionamento das bombas nos poços artesianos algumas residências ficaram sem água. O que se notou foi o espírito de colaboração, onde vizinhos disponibilizaram água e até chuveiros para aqueles que não tinham água em suas casas.
As Secretarias de Obras e Transporte, mobilizaram cerca de 60 trabalhadores para recolha e corte de árvores, auxílio às famílias com a retirada de entulhos e colocação de telhas e lonas. Foram disponibilizados ainda, 10 caminhões, 6 retroescavadeiras, 5 pás carregadeiras e 3 tratores para auxiliar na entrega de água, reboque de caminhões com ração e retirada de animais. Foram realizadas ainda limpezas de cemitérios (em razão do Dia de Finados), das ciclovias e prédios públicos.
No balneário o estrago também foi grande. Cerca de um dia e meio de trabalho dos eletricistas e caminhão munck foram necessários para restabelecer o fornecimento de eletricidade.
A secretaria de Desenvolvimento Econômico somou forças através dos colaboradores e funcionários terceirizados da Costa Oeste Serviços, para realizar a limpeza no balneário.
O prefeito Zado agradeceu a colaboração de todos e elogiou a solidariedade dos santa-helenenses, veja no vídeo acima.

Ficou sabendo de algo? Envie sua notícia no WhatsApp Xeretando (45)99824-7874

0 Comentários



Deixe seu comentário

* Seu comentário passará por uma avaliação antes de ser postado no site.
* Para que seja vinculada uma imagem sua no comentário é necessário cadastro no GRAVATAR