Cursos em municípios do oeste focam produção de aves e plantas medicinais

  • 21/10/2019

 Produtores rurais dos municípios de Medianeira e de Itaipulândia foram contemplados com dois cursos esta semana quinta-feira (17), e sexta-feira (18), voltados à produção e manejo de aves caipiras e plantas medicinais e alimentícias. As ações visam melhor produtividade, compartilhamento de conhecimentos tradicionais e manutenção da qualidade produtiva, com mais sanidade e utilização da produção agrícola para alimentação. A iniciativa é da Cooperativa de Trabalho e Assistência Técnica do Paraná (Biolabore), financiada pela Itaipu Binacional por intermédio do Programa de Desenvolvimento Rural Sustentável.

Na quinta-feira (17), em Medianeira, foi realizado o curso sobre produção e manejo de aves caipiras. A dinâmica foi desenvovida na propriedade de Albino Battisti. No curso foi abordado sobre a criação de aves caipiras, as raças de melhor aptidão, as principais doenças que afetam as aves, o comportamento dos animais e várias técnicas de manejo e produção, segundo engenheira agrônoma da Biolabore, Natália Alberti. “Foram duas práticas com os agricultores, sendo uma de elaboração de uma ração caseira agroecológica, utilizando quirera, farelo de mandioca e moringa oleífera, e a outra prática foi a confecção de um desinfetante caseiro para galinheiros, utilizando cal virgem, calcário e sal”, destaca. Participaram desse curso 11 agricultores de Medianeira.

O outro curso aconteceu ocorreu nesta sexta-feira (18), em Itaipulândia. O tema foi plantas medicinais e alimentícias não convencionais (pancs). Esse curso foi elaborado em alusão ao Dia da Alimentação Saudável, comemorado em 16 de outubro.

Nesta prática houve a participação de Teolide Turcatel, do Centro de Saúde Popular Yanten. “O curso teve como temática principal a inserção de plantas medicinais e pancs na nossa alimentação diária, e a importância da sabedoria tradicional para nossa saúde”, destaca Natália Alberti.

Conforme a engenheira agrônoma, a capacitação contou com a participação de 30 pessoas de Itaipulândia e região e, várias mudas de plantas medicinais e pancs foram doadas para os participantes.

Assessoria.

Ficou sabendo de algo? Envie sua notícia no Whats Xeretando (45) 9.9824-7874


0 Comentários



Deixe seu comentário

* Seu comentário passará por uma avaliação antes de ser postado no site.
* Para que seja vinculada uma imagem sua no comentário é necessário cadastro no GRAVATAR