Guardiões de sementes ajudam na biodiversidade

  • 08/10/2019

Proteção do meio ambiente, resgate histórico e social, segurança alimentar e economia na propriedade. Esses são alguns benefícios gerados por meio dos produtores de sementes crioulas. Vamos falar sobre os guardiões de sementes. Veja o que eles fazem e porque essa iniciativa é tão importante para a agricultura e para a biodiversidade.

Há mais de 40 anos, Gerson Mauro Fertig, agricultor do município de Frei Rogério, é um guardião de sementes. Tornou-se conhecido pelo amor à terra, pelos cuidados no campo. Ele dedica-se ao resgate, à preservação e à multiplicação de sementes crioulas. Um trabalho fundamental para a biodiversidade e manutenção de espécies rústicas. Além de favorecer o meio ambiente, incentiva ainda o consumo saudável, a independência do agricultor, as tradições no meio rural. “Um guardião de sementes é alguém que se preocupa com o futuro da humanidade, com quem está vindo por aí. Temos a preocupação de cuidar, promover a troca de sementes, resgatar o que se perdeu, contar as histórias dos avós, dos imigrantes que vieram de longe. Cada semente tem uma história,” explica Gerson.

O extensionista rural da Epagri, Élcio Pedrão, conta que “a Epagri convida os guardiões para fazerem a divulgação nas oficinas promovidas nos municípios, realizando ali mesmo a troca de sementes, principalmente de milho, arroz e feijão”.

Plantar, distribuir e proteger sementes é o que eles fazem. Os guardiões incentivam práticas agroecológicas que diminuem a dependência da agricultura em insumos vindos de fora da propriedade. De acordo com a extensionista social da Epagri, Cirlei Ines Werlang da Silva, “este trabalho tem o apoio da Epagri e tem sido muito importante para estimular a soberania alimentar das famílias, uma luta pela autossuficiência, até mesmo de alimentação afetiva”. Segundo ela, o exemplo de Gerson tem se multiplicado, surgindo cada vez mais guardiões e guardiãs de sementes pelo Estado.

Com inf, Agrolink/ CIRAM EPAGRI | Foto: Arquivos Públicos/Reprodução.

Ficou sabendo de algo? Envie sua notícia no Whats Xeretando (45) 9.9824-7874

0 Comentários



Deixe seu comentário

* Seu comentário passará por uma avaliação antes de ser postado no site.
* Para que seja vinculada uma imagem sua no comentário é necessário cadastro no GRAVATAR