Outubro Rosa terá ações de conscientização e prevenção ao câncer de mama em Santa Helena
- 02/10/2019
Ao longo de todo o mês de outubro, a prefeitura de Santa Helena promoverá ações voltadas ao cuidado com a saúde da mulher e a prevenção dos cânceres do colo do útero e de mama. A iniciativa faz parte do Outubro Rosa, movimento internacional de mobilização contra o câncer de mama, realizado desde 1997 em todo mundo.
“É muito importante que as mulheres realizem o exame preventivo e a mamografia periodicamente. São exames de fácil acesso e disponíveis gratuitamente pelo SUS. Eles são a única forma de detectar precocemente e ampliar as chances de cura” explica a secretária municipal de Saúde, Marly Regina Maçaneiro.
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA) o câncer de mama é o tipo com maior incidência na população feminina, além de ser o tumor que mais mata mulheres com mais de 60 anos no país. Em 2018, estima-se que foram registrados cerca de 3.700 casos novos no Paraná.
A médica da UBS Vila Rica, Thyale Marjorie Souza Bittencourt, explica que a prevenção é o melhor caminho. “O câncer de mama é uma doença que se não for descoberta precocemente pode trazer graves problemas. Por isso, a realização da mamografia é essencial, além disso, as mulheres também devem realizar o autoexame das mamas. E caso notem alguma diferença, devem procurar imediatamente a UBS do seu bairro.” destaca.
O câncer de colo de útero também é um dos que mais atingem a população feminina. Os exames preventivos estão disponíveis o ano todo gratuitamente em toda a rede pública de Saúde. “É recomendado que os dois primeiros exames Papanicolaou, de prevenção do câncer do colo de útero, sejam realizados com o intervalo de um ano. Se os resultados forem normais, o preventivo poderá ser realizado a cada dois anos” explica a médica.
AÇÕES – Durante todo o mês, equipes das Unidades Básicas de Saúde irão dar palestras e oficinas sobre cuidado e prevenção do câncer, com a intenção de mobilizar a população feminina para a importância dos exames preventivos. Neste sábado (5) a equipe da UBS de São Miguel irá promover um evento na Pastoral da Comunidade.
O evento, que começa 14h, contará com apresentações teatrais, orientações de saúde, zumba rosa e sorteio de prêmios.
BOX - PREVENÇÃO
Fatores de Risco para desenvolver o Câncer de Mama
Mulheres mais velhas, sobretudo a partir dos 50 anos de idade, têm maior risco de desenvolver câncer de mama
Uso de hormônios (contraceptivos orais e terapia de reposição hormonal pós-menopausa a base de estrogênio e progesterona)
Histórico familiar (fatores genéticos e hereditários) - apenas 5% a 10% do total de casos
Menarca precoce (primeira menstruação antes dos 12 anos)
Menopausa tardia (após os 55 anos)
Primeira gravidez após os 30 anos
Ingestão de bebida alcoólica
Tabagismo
Sobrepeso e obesidade
Fatores de Risco para desenvolver o Câncer de Colo de Útero
Início precoce da atividade sexual e múltiplos parceiros.
Tabagismo (a doença está diretamente relacionada à quantidade de cigarros fumados).
Uso prolongado de pílulas anticoncepcionais.
Assessoria.
Ficou sabendo de algo? Envie sua notícia no Whats Xeretando (45) 9.9824-7874
Ficou sabendo de algo? Envie sua notícia no WhatsApp Xeretando (45)99824-7874
0 Comentários