Cooperativa do Oeste do Paraná serve de referência para artigos científicos em Seminário Internacional

  • 14/08/2019

 A Cooperativa de Trabalho e Assistência Técnica do Paraná (Biolabore), foi referência para artigos científicos produzidos no ensejo do 2º Seminário Internacional de Pós Graduação em Desenvolvimento Rural Sustentável, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Campus de Foz do Iguaçu. O evento ocorreu de 07 a 9 de agosto e reuniu palestrantes do Brasil e de outros países. Em pelo menos dois artigos científicos a Biolabore apareceu como referência principal, além de ser citada em outros trabalhos apresentados.

Conforme o professor colaborador da Unioeste, Vinícius Mattia, o evento contou com palestras, mesas redondas, painéis de discussão e apresentação de artigos científicos. Alguns trabalhos, principalmente na área de assistência técnica e a extensão rural (Ater), citaram a Biolabore e, dois trabalhos focaram nas ações diretas da cooperativa, com destaque à atuação, parcerias, e interação com o setor produtivo rural da região Oeste do Paraná. “Foi um evento interessante e mostra as ações relevantes que prestamos na região”, frisa o presidente da Biolabore, Douglas Kunz.

O seminário

O 2º Seminário Internacional de Pós-graduação em Desenvolvimento Rural Sustentável, teve como tema central “águas, alimentos, inclusão social e produtiva nos territórios”. O intuito é contribuir para o debate sobre os conceitos, as ações e estratégias de trabalho que envolve a pesquisa em desenvolvimento rural sustentável.

O evento colocou em contato pesquisadores nacionais e internacionais, oque gera aproximação e construção de parcerias entre universidades cujos grupos de pesquisa se dedicam ao tema, segundo os organizadores. Os pós-graduandos tiveram a oportunidade de conhecer e se vincular às pesquisas interdisciplinares sobre o desenvolvimento rural sustentável para ampliar os debates e as análises sobre as teorias e metodologias concernentes à temática.

Os artigos

Um dos trabalhos que referenciou as ações da Biolabore teve como tema ‘Ações da nova Ater para a Agricultura Familiar na Bacia do Paraná 3’ e focou o fortalecimento em assistência técnica e extensão rural de acordo com os princípios da nova Ater, em consonância com a garantia de auxílio aos agricultores familiares proporcionando-lhes um aporte de conhecimento técnico e social baseado no desenvolvimento sustentável.

O objetivo deste estudo, segundo os pós-graduandos, foi de caracterizar e descrever as iniciativas existentes na Bacia do Paraná 3 no que se refere a trabalhos que seguem os preceitos da nova Ater.

Agricultura familiar

Outro artigo tinha como tema ‘Cooperativa de Trabalho Biolabore: A Contribuição para a Agricultura Familiar e o Desenvolvimento Rural Sustentável’. O estudo abordou as ações da Cooperativa em promover o desenvolvimento rural sustentável com ênfase no fortalecimento da agricultura familiar e nas redes socais locais.

As ações de extensão junto aos agricultores contemplam atividades desde as práticas de produção até as de comercialização, segundo resumo do artigo. As famílias assistidas pela Biolabore situam-se entre aqueles agricultores que não recebem os serviços de Ater das grandes corporações ligadas aos produtos de comodities.

Conforme o estudo, foi possível observar uma percepção de satisfação positiva por parte das famílias atendidas, decorrente principalmente à redução no uso de agrotóxicos e diminuição dos custos de produção.

A Biolabore

A Biolabore tem sede em Santa Helena, possui 78 associados técnicos, com formação em diversas áreas, que prestam atendimento em toda a região Oeste do Paraná.

Assessoria

Ficou sabendo de algo? Envie sua notícia no Whats Xeretando (45) 9.9824-7874

Ficou sabendo de algo? Envie sua notícia no WhatsApp Xeretando (45)99824-7874

0 Comentários



Deixe seu comentário

* Seu comentário passará por uma avaliação antes de ser postado no site.
* Para que seja vinculada uma imagem sua no comentário é necessário cadastro no GRAVATAR