Após forte geada, produtores têm grandes prejuízos nas lavouras (vídeo)
- 18/07/2019
O setor de trigo brasileiro enfrentará uma safra com reduções tanto em qualidade quanto em quantidade no Paraná, após geadas recentes afetarem o principal Estado produtor brasileiro, informou o Departamento de Economia Rural (Deral) nesta terça-feira.
Segundo o órgão do governo paranaense, o índice da safra que tem boas condições caiu para 67%, enquanto 24% possui nível médio e 9%, ruim. No final de junho, antes do fenômeno climático, 95% da lavoura tinha a melhor condição, mas o Deral já alertava para a possibilidade de geadas.
A geada que aconteceu na ultima semana em Santa Helena e região foi uma das mais fortes dos últimos anos. Segundo o Técnico Agricola Osmar Ben, os prejuízos causados pela geada fizeram com que muitos agricultores acabassem perdendo completamente a sua plantação.
Osmar comenta ainda que além do trigo, várias plantações de tabaco e de hortaliças foram bastante prejudicadas com o frio intenso. Um meio de ajudar esses produtores que tiveram toda (ou quase) plantação prejudicada, podem ter exoneração de obrigações financeiras relativas a operação de crédito rural de custeio através do Proagro.
Xeretando com inf, Reuters.
Ficou sabendo de algo? Envie sua notícia no Whats Xeretando (45) 9.9824-7874
Ficou sabendo de algo? Envie sua notícia no WhatsApp Xeretando (45)99824-7874
0 Comentários