Saúde de Santa Helena inicia vacinação contra influenzas (áudio)

  • 23/04/2018

A 20ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza iniciou hoje e segue até o dia 1ª de junho, sendo o Dia “D” mobilização nacional 12 de maio. Este ano Santa Helena tem a meta de vacinar 7.561 pessoas pertencentes aos grupos prioritários com ênfase na maior população constituída por idosos. O objetivo da campanha contra a influenza é reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza, na população alvo para a vacinação.

Santa Helena

As vacinas estarão disponíveis em todas as unidades de saúde do município. A equipe de Vigilância Epidemiológica juntamente com as Equipes das Unidades Básicas de Saúde estará vacinando o público da terceira idade nos distritos e sede.

Conforme explica a técnica da Vigilância Epidemiológica do município, Rosângela Disarz, esses grupos acabam tendo uma imunidade menor e uma facilidade muito maior de adquirir a doença, uma Influenza A, H1N1 ou H3N2, que hoje é o vírus que está circulando.

Neste ano houve mudança em relação à vacina trivalente indicada para a temporada de 2017 com a cepa vacinal para o ano de 2018 do vírus H1N1 ou H3N2 e alguns outros vírus que estão circulando, como por exemplo, a Influenza B.

Os grupos prioritários são: Indivíduos com 60 anos de idade ou mais; crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias); gestantes; puérperas (até 45 dias após o parto); trabalhadores da saúde; professores das escolas públicas e privadas; povos

indígenas; grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.

A Vigilância Epidemiológica do município fez um cronograma de vacinação para os idosos, que ocorrerá nos Centros Comunitários dos distritos e na cidade, no Centro Social dos Idosos, que inicia quarta-feira em São Clemente, quinta-feira na cidade. No mês de maio, no

dia 02 em Moreninha, dia 03 na cidade, dia 08 na Vila Celeste, dia 09 em Sub Sede, dia 15 em São Roque e 17 de maio na cidade.

A técnica explica que o organismo leva de 15 a 20 dias para iniciar a imunização, portanto é necessário que o quanto antes as pessoas dos grupos prioritários se vacinarem, e mais rápido serão imunizadas contra a doença.


Ficou sabendo de algo? Envie sua notícia no WhatsApp Xeretando (45)99824-7874

0 Comentários



Deixe seu comentário

* Seu comentário passará por uma avaliação antes de ser postado no site.
* Para que seja vinculada uma imagem sua no comentário é necessário cadastro no GRAVATAR