ID Jovem dá direito à meia-entrada e viagens interestaduais gratuitas. Saiba como se inscrever
- 28/06/2019
A Coordenação de Políticas Públicas para a Juventude da Secretaria de Justiça, Família e Trabalho (Sejuf) do Governo do Paraná é a responsável, no estado, pelo programa Identidade Jovem – ou simplesmente ID Jovem, como é popularmente conhecido. O documento, destinado a jovens de 15 a 29 anos, possibilita os benefícios de meia-entrada em eventos artístico-culturais e esportivos e também vagas gratuitas ou com desconto no sistema de transporte coletivo interestadual, conforme disposto no Decreto 8.537/2015. O benefício, aliás pode ser usufruído até mesmo por quem não é estudante.
O que é?
Quem tem direito?
Ter entre 15 e 29 anos, sendo estudante ou não;
Estar inscritos no CadÚnico com NIS ativo e com informações atualizadas há pelo menos 2 anos
Possuir renda familiar de até 2 salários mínimos (R$1874,00)
Como fazer o cadastro?
Este cadastro é feito no CRAS – Centro de Referência de Assistência Social de sua cidade. Este centro na maioria das vezes encontra-se na sede da prefeitura do município. Para o cadastro, é necessário levar todos os documentos pessoais dos integrantes da família, comprovante de endereço, comprovantes de renda e carteiras de trabalho dos trabalhadores.
O responsável pela família é quem deve fazer o cadastro no CRAS. Os documento necessários são:
Como fazer?
Para ter acesso ao ID Jovem é preciso estar com as informações atualizadas no banco de dados do governo federal – o Cadastro Único. O responsável pela família é quem deve fazer o cadastro no CRAS mais próximo de sua residência. Basta apresentar os seguintes documentos: RG, CPF, Título Eleitor, Certidão de Casamento, Comprovante de Residência, Carteira de Trabalho e comprovante de residência. “Vale lembrar que não é obrigatório ser estudante para ter direito ao benefício”, informa o coordenador das Políticas Públicas para a Juventude da Sejuf, Luiz Guilherme Feltrin.
Ambas as plataformas garantem o acesso ao documento a partir da inserção dos dígitos do Número de Identificação Social (NIS). O NIS está disponível no Cartão Cidadão, no extrato do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) ou na Carteira de Trabalho.
Com inf,Barulho Curitiba
Ficou sabendo de algo? Envie sua notícia no Whats Xeretando (45) 9.9824-7874
Ficou sabendo de algo? Envie sua notícia no WhatsApp Xeretando (45)99824-7874
0 Comentários