Conferência em Santa Helena compõe conselho e debate eixos de políticas para segurança alimentar

  • 04/06/2019

 Órgãos públicos, a sociedade civil e governamental, se reuniram nesta sexta-feira (31), em Santa Helena para a primeira Conferência de Segurança Alimentar e Nutricional. O evento ocorreu na Escola Inês Mocellin e, além de debater os eixos de trabalho, também constituiu o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Comsea). Com estas ações visa-se a sustentação para políticas públicas sobre alimentação.

O Comsea é o órgão responsável por elabora diretrizes para implantar o plano e a política local de segurança alimentar e nutricional, em sintonia com as diretrizes traçadas pelos conselhos estadual e nacional e com a Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional; orienta a implantação de programas sociais ligados à alimentação, estabelecendo diretrizes e prioridades; e articula a participação da sociedade civil.

As prefeituras deverão apoiar a criação dos conselhos municipais, que devem congregar três setores da sociedade, representantes do poder público; representantes de entidades ou de instituições que já atuam em segurança alimentar, caso de igrejas, sindicatos, cooperativas, e representantes da sociedade civil organizada.

A organização do evento teve a participação da Cooperativa de Trabalho e Assistência Técnica do Paraná (Biolabore), que conta com a representação da tecnóloga em alimentos, Débora Guerino Boico, no Conselho Regional de Segurança Alimentar e Nutricional (Coresan).

O Conselho

Houve a apresentação e aprovação dos 18 conselheiros, sendo um terço representantes governamentais e seus respectivos suplentes. Representando a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente Beloni Celso; Instituto Emater, Carlos Alexandre da Silva Harold; Secretaria Municipal de Saúde, Renata Muller , Secretaria de Assistência Social, Andreia Filipim Heinrischs, Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Kaoanna Dutra Israel Grander, Universidade Tecnológica Federal do Paaná (UTFPR), Alessandra Matte.

Os demais membros, representados por dois terços, da Sociedade Civil e seus respectivos suplentes, tem a seguinte composição. Cooperativa de Trabalho e Assistência Técnica do Paraná do Paraná (Biolabore), Débora Guerino Boico; Cooperativa Agrofamiliar Solidária (Coofamel), Fernanda Boschetti; Pastoral da Criança, Marli Drewer; Feira Municipal, Ricardo Hubner; Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Flavio Back; Conselho de Alimentação Escolar (CAE), Mara Cristina Ragasson Justen; Associação de Clubes e Serviços, Márcia das Graças Osorio Rodrigues; Colônia de Pescadores Nossa Senhora dos Navegantes, Lírio Hoffmann; Agentes Ambientais, Francielle Cecilia Belarmino; Grupo de idosos, Dilvo Roque Schlindwein; profissionais de saúde, Rosângela da Silva Soares Richter; Indígenas, Nelson Ribeiro.

Delegados

Também foram escolhidos os três delegados que participarão da Conferência Regional. Andreia Heinrichs representante Governamental, presidente do CAE, Mara Cristina Ragasson Justen, e representante da Associação dos Agentes Ambientais, Francielle Belarmino.

Eixos temáticos

A Conferência em Santa Helena teve participação da Biolabore, Administração Municpal, por intermédio das secretarias de, Educação, Agricultura e Meio Ambiente, Assistência Social e Saúde, com apoio do Instituto Emater. Três eixos foram trabalhados para definirem propostas que serão encaminhadas para a Conferência Regional, ‘Alimentação como princípio de existir’, ‘desafios e possibilidades na construção da política pública’, ‘geografia da fome e desperdícios de alimentos’.

A nutricionista da Secretaria de Educação de Santa Helena, Sandreline Bender, destaca o evento como fundamental para na constituição de políticas de segurança alimentar e nutricional.

A partir de agora o que se busca é avançar nas tratativas e alinhamentos de políticas públicas relacionadas à segurança alimentar e nutricional no município, uma iniciativa defendida e incentivada pela Biolabore.

Assessoria

Ficou sabendo de algo? Envie sua notícia no Whats Xeretando (45) 9.9824-7874

Ficou sabendo de algo? Envie sua notícia no WhatsApp Xeretando (45)99824-7874

0 Comentários



Deixe seu comentário

* Seu comentário passará por uma avaliação antes de ser postado no site.
* Para que seja vinculada uma imagem sua no comentário é necessário cadastro no GRAVATAR