Lançados híbridos de girassol com genes de resistência

  • 27/05/2019

Uma esquipe de pesquisadores do Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária (INTA), da Argentina, criou o FEBO 817 CL INTA, que é um híbrido de girassol com resistência a herbicidas do grupo das imidazolinonas. Destaca-se pelo seu desempenho sanitário, teor de óleo adequado e rendimentos de até 10% acima da média. 

A grande variabilidade de climas e solos nos quais o girassol é cultivado na Argentina favorece o surgimento de diferentes espécies de plantas daninhas que afetam sua produção, muitas das quais resistentes aos herbicidas mais utilizados. Para contribuir para uma gestão mais eficiente deste problema, os técnicos do INTA desenvolveram um híbrido com resistência a herbicidas do grupo imidazolinona (IMI) e boas habilidades agronômicas em saúde, conteúdo de óleo e rendimento. Recomendada para as áreas mais produtivas do país, esta nova cultivar é comercializada pela empresa Los Algarrobos e estará disponível para a campanha que começa em poucos meses. 

"FEBO 817 CL INTA, como o novo híbrido de girassol obtido foi denominado, permite a utilização do IMI herbicida, em seguida, aplicado o período de emergência, tem uma residualidade no chão e tem um muito bom controle de um largo espectro de ervas daninhas ao fim do ciclo", detalhou Daniel Alvarez, responsável pelo Programa de Melhoramento Genético de Girassol da INTA Manfredi -Córdoba. 

Essas características destacam o potencial da cultivar e a tornam uma excelente alternativa em relação a outras variedades oferecidas no mercado. Quanto aos rendimentos, os ensaios de campo mostraram que a capacidade produtiva deste híbrido atingiu valores de até 10% acima da média de cultivares similares. 

Agrolink

Ficou sabendo de algo? Envie sua notícia no Whats Xeretando (45) 9.9824-7874

Ficou sabendo de algo? Envie sua notícia no WhatsApp Xeretando (45)99824-7874

0 Comentários



Deixe seu comentário

* Seu comentário passará por uma avaliação antes de ser postado no site.
* Para que seja vinculada uma imagem sua no comentário é necessário cadastro no GRAVATAR