Ferrovia Norte-Sul: termina prazo de envio de propostas de leilão
- 25/03/2019
Encerra-se nesta segunda-feira, 25, o prazo de entrega de propostas
para o leilão da Ferrovia Norte-Sul, marcado para quinta-feira (28). O trecho
vai de Estrela d’Oeste (SP) a Porto Nacional (TO), em um total de 1.537
quilômetros. O leilão ocorrerá na Bolsa de Valores de São Paulo.
O valor mínimo da outorga é de R$ 1,353 bilhão, e os investimentos
previstos devem ficar em R$ 2,8 bilhões. O prazo da concessão é de 30 anos. A
empresa ganhadora deverá prestar serviço de transporte ferroviário e assegurar
a manutenção da estrutura. Além disso, também deverá implantar planos
ambientais, oficinas de manutenção e postos de abastecimento, além de adquirir
equipamentos ferroviários e material rodante.
Mapa da Ferrovia Norte-Sul Valec
A realização do leilão, contudo, ainda enfrenta pendências no Tribunal
de Contas da União (TCU). No dia 14 de março, o ministro Augusto Nardes pediu
mais informações à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e à estatal
Valec sobre o leilão da ferrovia, o que motivou pedido do Ministério Público
para suspensão o leilão.
Para o Ministério Público, o leilão está direcionado para atender aos
interesses de concessionárias que já atuam em outros trechos ferroviários. O
ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, confia na realização do
certame. “O MP abriu um canal de diálogo conosco, e os debates têm sido de
altíssimo nível. Eles têm interesse muito grande de ver a ferrovia funcionando
no Brasil. Portanto hoje eu acredito que o risco de judicialização é muito
baixo”, disse.
A Ferrovia Norte-Sul foi projetada com o objetivo de se tornar a parte
principal do transporte ferroviário brasileiro. As obras de construção da
ferrovia foram iniciadas em 1987. O trecho entre Açailândia, no Maranhão, e
Anápolis, em Goiás, com cerca de 1.550 quilômetros, está pronto para uso. Já o
trecho entre Ouro Verde, em Goiás, e Estrela d'Oeste, de 682 quilômetros, está
com as obras em andamento.
A expectativa é de que, ao integrar o território nacional, a ferrovia
contribua para a redução do custo logístico do transporte de carga no país. A
estimativa é que, ao final da concessão, o trecho ferroviário em questão possa
capturar uma demanda equivalente a 22,73 milhões de toneladas.
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