Porto de Paranaguá completa 84 anos

  • 16/03/2019

O Porto de Paranaguá comemora neste domingo (17) o 84º aniversário, mantendo o desempenho que o coloca entre os portos mais importantes da América Latina e o segundo maior do Brasil, atrás apenas do Porto de Santos. O desafio para o futuro é melhorar a relação com a comunidade e contribuir ainda mais para o desenvolvimento do litoral do Estado.

"Sem o Porto de Paranaguá o Estado não seria o que é. É muito importante que, com esses 84 anos de história, o Porto continue se desenvolvendo, inovando e melhorando cada dia mais a sua eficiência porque isso melhora, automaticamente, a vida de muita gente", afirma Ratinho Junior.

Para o diretor-presidente dos Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, os 84 anos são comemorados com muita pujança. "Nossa missão é continuar em desenvolvimento, contribuindo, principalmente, para o crescimento do município e de todo o Litoral. Neste aniversário, reafirmamos nosso desejo de que o Porto continue sendo indutor de desenvolvimento de toda a região", diz.

Já para o secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, os principais agentes construtores da história do Porto de Paranaguá são os trabalhadores. "Além de cartão postal, é orgulho dos paranaenses. Esse sucesso é construído pelo trabalho de cada trabalhador, de cada portuário, que se dedica para que o porto continue orgulhando o Estado", afirmou o secretário.

 Histórico

Antes de ser porto, o terminal de Paranaguá era apenas um atracadouro que recebia as mercadorias às margens do Rio Itiberê, desde 1840, sob gestão de empresas particulares. O porto foi batizado de Dom Pedro II, em homenagem ao Imperador do Brasil, em 1873. Ele próprio visitou a estrutura em 1880.

Seguindo nessa linha do tempo, em 1885, o Porto de Paranaguá foi estabelecido como o marco zero para a linha férrea que atravessaria a Serra do Mar até a Capital. Em 1928, onde hoje está localizado, foi lançado 1° caixão construído com concreto armado, projetado para formar o segmento do cais. Em 17 de março de 1935, com a atracação do Navio "Almirante Saldanha", foi oficialmente inaugurado.

Além de referência no comércio exterior do país e do Estado, ao longo dessa história, o Porto de Paranaguá tem também uma grande importância social. Isso porque foi a porta de entrada para os primeiros imigrantes que povoaram o Paraná. Tem localização geográfica estratégica e está constantemente se transformando para se tornar mais dinâmicos e eficiente.

Atualmente, com capacidade de movimentação de todos os tipos de carga, os terminais são competitivos e oferecem as melhores soluções de negócios para o atendimento aos mercados nacional e internacional. Considerando os números de 2018, O Porto chegou a movimentar 145 mil toneladas por dia.

Alerta Paraná/Foto: Cláudio Neves/APPA

Ficou sabendo de algo? Envie sua notícia no WhatsApp Xeretando (45)99824-7874

0 Comentários



Deixe seu comentário

* Seu comentário passará por uma avaliação antes de ser postado no site.
* Para que seja vinculada uma imagem sua no comentário é necessário cadastro no GRAVATAR