Novos profissionais do ramo têxtil recebem certificado de conclusão de curso em Santa Helena

  • 20/02/2019

Foi promovida nesta terça-feira (19) pela Administração Municipal de Santa Helena, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Associativismo, a entrega dos certificados dos concluintes dos cursos de Costura do município.

Nesta edição, foram ofertadas três turmas para o curso, sendo duas para iniciantes e uma turma de corte e costura. Para as duas turmas de capacitação de mão-de-obra para iniciantes a carga horária foi de 170 horas (cento e setenta horas/aula).

O conteúdo ofertado para os alunos foram: história da moda (10 horas), tecnologia da costura (10 horas), costura de máquina em ponto fixo e acabamento (50 horas), costura de máquina em ponto corrente e acabamento (50 horas) e desenvolvimento de produtos (50 horas).

Já para o curso de corte e costura houve uma turma disponível com carga horária de 81 horas (oitenta e uma horas/aula), teóricas e práticas, destinadas à pessoas que já atuam no ramo têxtil.

O conteúdo ministrado para essa turma foi: Noções de medidas, atualização das medidas padrão, materiais e instrumentos (manequim, tecidos e seus caimentos), réguas e curvas francesas, elaboração de moldes, técnica de cortes, composição de tabelas, aviamentos e acabamentos, termos técnicos, entre diversos outros aspectos.

Haide Berger, empresária e uma das facilitadoras do curso de costura, destaca que a entrega dos certificados é um momento especial para os participantes: “Ficamos felizes em estar entregando os certificados aos concluintes dos cursos que se doaram ao máximo para aprender e se aperfeiçoar durante as aulas. Esperamos agora a abertura de novas turmas para que demais interessados em ingressar neste ramo de trabalho possam se qualificar”, comenta Heide.

Para a diretora do Departamento de Desenvolvimento Econômico, Vanessa Biesdorf, a realização de capacitações em que o município oferece é muito importante, principalmente para o ramo de confecções onde a mão de obra qualificada é menor: “Com o objetivo de amenizar a falta de profissionais capacitados no ramo têxtil, o município vem ofertando os cursos de qualificação e preparando as pessoas para o mercado de trabalho. Também estamos nos programando para novas etapas do curso de costura em maior número de vagas com aulas para iniciantes e em módulos avançados”, comenta Vanessa.

Os cursos foram ministrados pelas empresas MM Ambrosini Elias - ME e Atelier Costura Eireli - ME, empresas de costura de Santa Helena.

Ficou sabendo de algo? Envie sua notícia no WhatsApp Xeretando (45)99824-7874

0 Comentários



Deixe seu comentário

* Seu comentário passará por uma avaliação antes de ser postado no site.
* Para que seja vinculada uma imagem sua no comentário é necessário cadastro no GRAVATAR