APROA: Sua história, dificuldades e avanços

  • 28/03/2018

A Associação Protetora dos Animais - APROA, de Santa Helena surgiu da iniciativa de pessoas que possuem um carinho especial pelo melhor amigo do homem e que identificaram a necessidade de uma organização para defender os animais abandonados e considerados "da rua". Foi então que uma chácara próxima a cidade foi alugada e assim os cães tiveram um espaço para ficar, longe do perigo do trânsito e de pessoas mal intencionadas. Primeiramente muitas pessoas reuniram-se com o mesmo intuito, proteger os animais, porém, ao surgir as primeiras dificuldades, o grupo dispersou e cerca de 20 voluntários continuaram o desafio, arcando com as despesas e acumulando tarefas.

Com o conhecimento de que havia um local apropriado para cães,  a própria população começou a desovar lá os animais, os quais, não teria mais tanto apreço  e assim a APROA ficou populosa, aumentando ainda mais as dificuldades! A falta de ração, o índice de doenças, a preocupação com a vacinação, a importância de um funcionário responsável para tomar conta da chácara, foram entraves difíceis, mas que foram superados.

O trabalho voluntário e o apoio do empresas foi fator preponderante para que a APROA sobrevivesse e posteriormente surgissem outros grupos para agregar como por exemplo, os Amigos dos Cães. A sociedade se organizou e juntos somaram forças e reivindicaram mais apoio do poder público.

O CANIL

Os vereadores santa-helenenses aprovaram em definitivo o Projeto de Lei que dispõe sobre a criação, construção e manutenção do Canil Municipal. A matéria tem por finalidade controlar a população de cães no município e a proliferação de doenças.

O projeto visa a instalação de um canil em um barracão de propriedade do município de Santa Helena, situado no Distrito de Sub Sede, nas proximidades da pedreira. Com a autorização legal, o município está autorizado a iniciar as reformas no local, processos licitatórios e outros trâmites. A expectativa é que a APROA migre para lá e conte com veterinário exclusivo e suporte total para os cães. O canil ficará sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Agricultura.


Ficou sabendo de algo? Envie sua notícia no WhatsApp Xeretando (45)99824-7874

0 Comentários



Deixe seu comentário

* Seu comentário passará por uma avaliação antes de ser postado no site.
* Para que seja vinculada uma imagem sua no comentário é necessário cadastro no GRAVATAR