Programa Abrace o Parque apresenta resultados e avança para novas etapas

  • 21/11/2025

Iniciativa integra desenvolvimento socioeconômico, turismo e conservação no entorno

As equipes dos projetos que fazem parte do Programa Abrace o Parque apresentaram resultados da primeira fase dos projetos que integram a iniciativa, voltada ao desenvolvimento socioeconômico, aliado à cadeia produtiva do turismo e à conservação ambiental no entorno do Parque Nacional do Iguaçu. O encontro reuniu representantes da Adetur Cataratas e Caminhos, entidade executora dos projetos, equipe do Parque Nacional do Iguaçu e profissionais que fazem parte das equipes de cada projeto.

A presidente da Adetur, Sandra Finkler, ressaltou que a reunião marcou a entrega da primeira fase do projeto Abrace o Parque, que engloba iniciativas como Frutos do Iguaçu, Plano de Envolvimento do Entorno e o projeto de turismo de base comunitária na comunidade quilombola do Apepu. “Foi muito importante ver quanto esses trabalhos evoluíram, identificar gargalos, sobreposições e definir os próximos passos. Foi um dia de troca de experiências entre ICMBio, Adetur e equipes contratadas, permitindo visualizar o que foi feito nos últimos seis meses e o que será executado daqui para frente”, explicou.

Novas ações

De acordo com a coordenadora técnica de atividades da Adetur, Sara Fernanda de Moraes, foi concluída a primeira fase do Plano de Envolvimento do Entorno, que corresponde a uma análise preliminar do território. “Essa primeira fase consistia numa análise olhando para vários componentes da região. Agora seguimos para o diagnóstico e, depois, para a conclusão do plano de ações. Os consultores fizeram ótimas entregas e estamos em um caminho colaborativo e de trabalho conjunto”, afirmou. Ela destacou ainda que a comunidade será convidada a participar das próximas etapas, garantindo um plano “participativo e colaborativo”, alinhado ao desenvolvimento socioeconômico e à conservação ambiental dos municípios do entorno.

Avaliação positiva

O diretor-geral do Parque Nacional do Iguaçu, José Ulisses dos Santos, ressaltou que a entrega dos diagnósticos iniciais, levantamento de stakeholders e definição de ações estratégicas. Ulisses destacou que o Plano de Envolvimento com o Entorno representa uma inovação na gestão do território. “Estamos definindo o escopo desse planejamento, que busca uma gestão integrada do território de influência do parque, considerando iniciativas já existentes, como o Projeto Onça-Pintada, governanças turísticas e ações de restauração florestal”, afirmou.

O diretor avaliou positivamente o andamento dos trabalhos e destacou o potencial de identificação de novas oportunidades ligadas à economia sustentável e ao turismo regenerativo. “Saio daqui muito animado, com muitas ideias, porque realmente estamos avançando em um modelo que conecta desenvolvimento local e conservação ambiental”, concluiu.

Próximas etapas

As próximas etapas do plano de envolvimento do entorno, que faz parte do Programa, deve envolver novas oficinas, aprofundamento dos diagnósticos e construção participativa das ações que serão consolidadas na fase final dos projetos.

O Abrace o Parque é patrocinado pelo Parque Nacional do Iguaçu e ICMBio, com execução da Adetur Cataratas e Caminhos e apoio da Urbia Cataratas.

Ficou sabendo de algo? Envie sua notícia no WhatsApp Xeretando (45)99824-7874

0 Comentários



Deixe seu comentário

* Seu comentário passará por uma avaliação antes de ser postado no site.
* Para que seja vinculada uma imagem sua no comentário é necessário cadastro no GRAVATAR