II Concurso de Artesanato dos Lindeiros entra em etapa de avaliação dos produtos inscritos

  • 22/10/2025

Ao todo são 23 trabalhos que representam a região lindeira ao lago de Itaipu

O II Concurso de Artesanato Sustentável dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu entra em uma nova etapa. A partir de agora haverá o julgamento das peças, ou, produtos inscritos. Há 19 pessoas participantes, com um total de 23 trabalhos inscritos nas três categorias que compreendem o concurso. 

Ao todo, no início do processo, 52 pessoas se inscreveram, no entanto, os inscritos precisavam cumprir com a participação em 50% das oficinas realizadas dentro da programação. Desta forma 19 pessoas, daquelas que estavam aptas, inscreveram seus trabalhos. Quatro participantes têm produtos em duas categorias. 

Inscritos por categoria

A categoria – Criação de artesanato sustentável, utilizando materiais recicláveis, teve 12 trabalhos inscritos. Na categoria – Criação de artesanato com materiais vindos da natureza e que respeitem a retirada sustentável há quatro trabalhos inscritos. A categoria – Criação de artesanato com materiais industrializados, com certificação de origem e sustentabilidade, conta com sete inscritos.

Jurados

A partir de agora haverá o julgamento das peças inscritas. O corpo de jurados é formado por profissionais de fora da região lindeira. 

Juliana Tonin é artista da visualidade da cena, atriz do teatro e figurinista do cinema, ilustradora de livros. Produtora cultural e atualmente Agente Regional de Cultura da Secretaria de Cultura do Paraná.

Renata Carleial de Casimiro é arquiteta formada pela UFPR e Mestre em Museologia e Patrimônio pela UNIRIO. É servidora do Instituto Brasileiro de Museus desde 2011. Atuou durante seis anos no Núcleo de Arquitetura do Museu Nacional de Belas Artes (RJ). Desde 2023 integra o Escritório Estadual do Ministério da Cultura no Paraná.

Ana Paula Jacques é gerente de Projetos Estruturantes na Embratur, pós-doutora em turismo e doutora em sustentabilidade. Professora e chef no IFB, lidera pesquisas em gastronomia e turismo sustentável. Atua na valorização da cultura e na promoção turística internacional do Brasil por meio da inovação e branding.

O concurso 

II Concurso de Artesanato Sustentável dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, promovido pelo Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros e Itaipu Parquetec, com apoio da Adetur Cataratas e Caminhos, Sebrae, Rede de Cooperação do Artesanato e Itaipu Binacional. 

O diretor de Turismo do Itaipu Parquetec, Yuri Benites, observa que, no contexto do concurso, “a economia criativa e o turismo são vetores estratégicos de desenvolvimento territorial, geração de renda e fortalecimento da cadeia produtiva”.  

Premiação

Os vencedores de cada categoria receberão R$ 4 mil via Pix, além de uma visita técnica a atrativos turísticos de Foz do Iguaçu, com foco na comercialização de souvenirs artesanais.

A divulgação dos produtos pré-selecionados ocorrerá nos próximos dias, conforme a diretora técnica do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, Sandra Finkler. Já a exposição final e a cerimônia de premiação estão marcadas para 7 de dezembro de 2025, no Mercado Público Barrageiro, em Foz do Iguaçu. Será premiado um trabalho por categoria.

Ficou sabendo de algo? Envie sua notícia no WhatsApp Xeretando (45)99824-7874

0 Comentários



Deixe seu comentário

* Seu comentário passará por uma avaliação antes de ser postado no site.
* Para que seja vinculada uma imagem sua no comentário é necessário cadastro no GRAVATAR