Itaipu e Lindeiros reúnem representantes de 25 municípios em vivências de educação ambiental em Toledo
- 02/09/2025
Linha Ecológica levou gestores de educação ambiental e cultura para conhecerem iniciativas desenvolvidas em Toledo
O Convênio Linha Ecológica – Educação, Cultura e Sustentabilidade, firmado entre Itaipu Binacional e o Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, no âmbito do Programa Itaipu Mais que Energia, levou representantes de 25 municípios da região Oeste do Paraná a Toledo para uma visita técnica formativa. Participaram da visita 47 gestores municipais de educação ambiental e de cultura que atuam junto ao convênio.
O gestor do Convênio Linha Ecológica, pelo Conselho dos Lindeiros, Mauri Schneider, ressalta que a visita técnica faz parte de um processo formativo que, através de experiências e vivências contextualiza o que é debatido em momentos teóricos. “Foram três trilhas, além de conhecer um pouco das políticas públicas, principalmente a Política Municipal de Educação Ambiental, instituída em Toledo e que é referência para a região”, destaca.
Os participantes foram recepcionados no Sítio Refúgio na Mata onde foi servido o café da manhã, com apresentação artística e uma trilha leve na mata. Em seguida houve visita à Usina do Conhecimento onde houve explanação sobre a política municipal de educação ambiental e o Programa de Educação Ambiental da Secretaria da Educação, além da visita ao Aquário Municipal e trilha interpretativa no Horto Florestal Diva Pain Barth.
Trilha e cachoeira
O almoço foi servido no Rancho Fundo, com apresentação cultural. Em seguida os participantes da visita técnica conheceram o Sítio Della Pascoa e percorreram uma trilha com imersão na natureza e conheceram a cachoeira Salto Duas Irmãs. No local também foi feito o café de encerramento com produtos caseiros oriundos da agricultura familiar e da própria propriedade.
A gestora municipal de educação ambiental de Iracema do Oeste, Joice Taborda, ressalta que a visita técnica se caracteriza como uma experiência incrível. “Essa parte prática de contato com a natureza e de poder, posteriormente, de alguma forma, compartilhar estas iniciativas, é muito incrível”, destaca.
A visita técnica possibilitou compartilhar conhecimentos e o que há de potenciais em Toledo. A secretária de Meio Ambiente do município, Luciana Alves Fogaça, observa que, “é uma forma de mostrar o que é feito e divulgar os empreendedores do meio rural”.
O convênio Linha Ecológica busca oferecer formações e vivências aos gestores que fazem parte da sua rede, fomentando as iniciativas municipais e promovendo a interação entre o grupo. A partir das atividades realizadas em Toledo, espera-se inspirar os gestores com novas ideias e exemplos práticos que podem ser adaptados aos seus municípios.
Ficou sabendo de algo? Envie sua notícia no WhatsApp Xeretando (45)99824-7874
0 Comentários