Municípios Lindeiros reforçam demandas em segurança pública da região na Missão Paraná

  • 24/07/2025


A cidade de Guaíra recebeu, nesta quarta-feira (23), uma reunião promovida pela Secretaria da Segurança Pública do Paraná, como parte da Missão Paraná, iniciativa voltada à interiorização das ações da pasta nas regiões Oeste, Noroeste e Sudoeste do Estado. O encontro reuniu autoridades estaduais, representantes do Ministério Público, Poder Judiciário e lideranças municipais da faixa de fronteira.

Os municípios lindeiros ao lago de Itaipu tiveram participação ativa no evento, por meio do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu. O presidente da entidade, prefeito de Medianeira Antônio França Benjamim, destacou a importância do diálogo direto com o governo estadual. “Estivemos presentes no encontro onde apresentamos reivindicações fundamentais para a segurança da população lindeira e fronteiriça”, afirmou.

O vice-presidente do Conselho e prefeito de Guaíra, Gileade Osti, também ressaltou a relevância do encontro para a realidade regional. “Guaíra hoje se tornou a cidade das forças de segurança do Paraná. Estavam aqui representantes de todas as corporações. Essa proximidade do Governo do Estado com os municípios mais distantes da capital, como o nosso, é fundamental para entendermos o que já foi feito e o que ainda precisa ser ajustado”, disse. O prefeito ainda destacou a necessidade de melhorias específicas para Guaíra, que, por sua localização estratégica, enfrenta desafios diferenciados.

Aproximação com a região

Durante a reunião, o secretário da Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira, enfatizou que o objetivo da Missão Paraná é estreitar o diálogo com as comunidades e lideranças locais, de forma a construir soluções conjuntas e eficazes. “Estamos fechando lacunas para o crime com integração entre secretarias, prefeitos e a população, assegurando cidadania, sensação de segurança e qualidade de vida”, afirmou.

Além das escutas e debates, o encontro apresentou os investimentos mais recentes na área da segurança pública.

Além das escutas e debates, o encontro apresentou os investimentos mais recentes na área da segurança pública. O orçamento previsto para 2025 é de R$ 7 bilhões — mais do que o triplo dos R$ 2 bilhões aplicados em 2018. Os recursos estão sendo destinados à modernização das corporações, incluindo aquisição de helicópteros, drones, armas não letais, fuzis, além do aumento do efetivo das forças policiais e obras de infraestrutura.

Ficou sabendo de algo? Envie sua notícia no WhatsApp Xeretando (45)99824-7874

0 Comentários



Deixe seu comentário

* Seu comentário passará por uma avaliação antes de ser postado no site.
* Para que seja vinculada uma imagem sua no comentário é necessário cadastro no GRAVATAR