Santa Helena avança na digitalização e eficiência administrativa

  • 23/07/2025



O Município de Santa Helena tem avançado significativamente na digitalização dos processos administrativos, garantindo economia, eficiência e sustentabilidade. Desde maio deste ano, os memorandos já são emitidos exclusivamente de forma digital, eliminando cerca de dois mil documentos físicos apenas nesta modalidade.


Outro passo importante foi dado em julho, com a digitalização integral dos processos licitatórios. Apenas em 2024, foram utilizadas mais de 85 mil páginas impressas para esses processos, gerando custos financeiros e operacionais consideráveis, além de impactos ambientais devido ao uso de papel e outros insumos.


"Com a implantação do modelo digital, o Município promove uma grande economia financeira, melhora a sustentabilidade ambiental e aumenta a agilidade e segurança no controle das informações" destaca a secretária municipal de administração, Lilian Faxina. "Esta mudança deverá ser gradualmente implementada em todas as áreas da prefeitura, facilitando também o atendimento à população e alinhando-se às melhores práticas de gestão pública", explica.


Para garantir o sucesso e a transparência dessa transição, foram criadas duas comissões específicas que irão acompanhar todo o processo, tanto no setor de licitações quanto na divisão de recursos humanos (RH). Este avanço também está respaldado pelo Decreto nº 416/2025, que estabelece as diretrizes para o Governo Digital, reforçando o compromisso de Santa Helena com a modernização administrativa e a eficiência pública.

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