Estado distribuiu mais de 366 milhões de medicamentos, soros e vacinas em 2024
- 27/12/2024
Para garantir o abastecimento de medicamentos, soros e
vacinas para as 22 Regionais de Saúde, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa),
por meio do Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar), distribuiu em 2024 mais
de 366 milhões de unidades desses insumos, o que corresponde a cerca de R$ 2
bilhões. Além disso, o Paraná promoveu avanços significativos na Assistência
Farmacêutica, incluindo a modernização da infraestrutura e a ampliação do
acesso da população aos medicamentos com expansão do programa Remédio em Casa e
a adoção de tecnologias digitais para otimizar o atendimento.
A rede estadual conta com 23 farmácias distribuídas nas 22
Regionais de Saúde (RS), atendendo mais de 485 mil usuários cadastrados para o
recebimento de 316 itens padronizados no Componente Especializado da
Assistência Farmacêutica (CEAF). De janeiro a novembro de 2024 foram realizadas
mais de 30 mil consultas farmacêuticas para orientar os pacientes sobre a forma
correta de uso do medicamento e aspectos relacionados à sua condição clínica,
facilitando a adesão ao tratamento e o alcance do resultado terapêutico.
O acesso aos medicamentos CEAF se dá através das Farmácias
das Regionais de Saúde do Estado e também em farmácias municipais. No ano
passado, 370 municípios ofereciam os medicamentos desse grupo. Neste ano, o
número subiu para 383, abrangendo 96% das cidades do Paraná.
“O fortalecimento da Assistência Farmacêutica no Paraná
reflete o compromisso do Governo do Estado em garantir saúde e dignidade à
população. Cada medicamento entregue, seja em casa ou nas farmácias da rede,
representa cuidado e acesso ao tratamento necessário. Estamos ampliando e
modernizando os serviços para atender cada vez melhor os paranaenses”, destaca
o secretário estadual da Saúde, Beto Preto.
REMÉDIO EM CASA – Desde 2019, o número de pacientes
cadastrados no programa Remédio em Casa cresceu 639%, passando de 3.653 para
mais de 27.000 usuários em 2024. Em comparação com 2023, quando o programa
atendia cerca de 18 mil pessoas, o aumento foi de 50%. Desse programa constam
49 itens de uso contínuo (exceto os de controle especial ou que necessitam de
refrigeração) que podem ser entregues na residência dos usuários, promovendo
segurança e conforto aos pacientes.
O Remédio em Casa está implantado em seis Regionais de Saúde
(Curitiba, Londrina, Maringá, Cascavel, Foz do Iguaçu e Ponta Grossa) e atende
os usuários residentes nesses municípios.
Outro destaque foi a modernização da rede de frio para
conservação de medicamentos, soros e vacinas. A Sesa investiu R$ 2,5 milhões na
aquisição de 64 câmaras de refrigeração científicas, para armazenar materiais
que necessitam de uma temperatura exata, e implantou três câmaras frias nas
Regionais de Saúde de Cascavel e União da Vitória, aumentando a capacidade de
armazenamento de produtos refrigerados. Além disso, o monitoramento de
temperatura em tempo real recebeu um investimento adicional de R$ 455 mil.
“A modernização da rede de frio é fundamental para garantir
a qualidade e a segurança dos medicamentos, soros e vacinas destinados à
população paranaense”, diz Deise Pontarolli, coordenadora da Assistência
Farmacêutica da Sesa. “Esses investimentos refletem o compromisso da Secretaria
da Saúde em manter um armazenamento adequado, no que diz respeito a produtos
sensíveis à temperatura, e fortalecer a logística da assistência farmacêutica
em todas as regiões do Estado”, ressaltou.
Por meio do Incentivo à Organização da Assistência
Farmacêutica (IOAF), a Sesa repassa R$ 21 milhões aos municípios em 2024. Esses
recursos serão destinados à modernização das farmácias e centrais de
abastecimento farmacêutico, incentivando a melhoria e a ampliação dos serviços
oferecidos à população.
DIGITAL – O Paraná segue investindo em tecnologia por meio
do sistema Farmácia do Paraná Digital, que permite cadastro e envio remoto de
documentos para solicitação e renovação de medicamentos. Disponível para os
municípios-sede das Regionais de Saúde, o serviço eliminou processos em papel e
promoveu maior agilidade e acessibilidade aos usuários. Desde sua implantação
em outubro de 2021, mais de 21 mil cadastros foram realizados pela plataforma.
AEN | Foto: Geraldo Bubniak
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