Secretaria do Turismo do Paraná é selecionada em concurso de destinos da Embratur
- 21/11/2024
A Secretaria do Turismo do Paraná (Setu) é uma das
selecionadas pelo EmbraturLAB, o laboratório de Inovação da Agência Brasileira
de Promoção Internacional do Turismo, para participar do Concurso de Melhores
Práticas ESG nos Destinos Brasileiros, que vai acontecer de maneira virtual, no
próximo dia 26 de novembro.
A seleção busca valorizar e incentivar as iniciativas
sustentáveis mais bem sucedidas para serem replicadas no setor turístico e
incorporadas na promoção internacional do Brasil. Os três vencedores, a serem
anunciados no dia 4 de dezembro, terão como prêmios destaques na promoção internacional
através da Embratur.
Das 47 candidaturas e 201 experiências cadastradas, as 10
escolhidas são: Secretaria do Turismo do Paraná; Instituto Municipal de Turismo
de Curitiba; Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte S/A – Belotur;
Secretaria do Turismo de Alagoas; Secretaria do Turismo do Rio Grande do Norte;
Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura (Setesc) / Fundação de Turismo de Mato
Grosso do Sul, Secretaria de Turismo de São Sebastião (SP); Secretaria de
Turismo de São Paulo, Secretaria de Turismo do Rio de Janeiro e Secretaria
Municipal de Turismo de São Luís (MA).
Para o secretário estadual do Turismo, Márcio Nunes, a
seleção mostra o grande destaque do turismo paranaense. "Além da
Secretaria do Turismo, o Paraná conta também com o Instituto Municipal de
Turismo de Curitiba na lista dos selecionados, mostrando como o setor tem se
destacado em nível nacional e internacional", disse.
"Estar nessa lista mostra como o turismo paranaense já
é um mercado forte e competitivo, e isso passa também pelo trabalho do Governo
do Estado, que tem dado uma atenção muito forte a esse setor, responsável pela
geração de emprego, renda e qualidade de vida as pessoas", afirmou.
CONCURSO – No dia 26, os selecionados irão mostrar a
viabilidade de suas propostas com foco em sustentabilidade nas cidades
turísticas brasileiras à Coordenação ESG da Embratur e aos especialistas
convidados.
Segundo o assessor Paulo Albuquerque, os destinos terão que
mostrar, em cinco minutos, o quanto estão preparados para receber visitantes de
outros países. “Os destinos terão que mostrar que realmente estão preparados
para receber os turistas internacionais, ou seja, se as experiências estão
disponíveis em outros idiomas, se já recebem ou não turistas internacionais,
como está a conectividade desses destinos brasileiros com os nossos mercados
prioritários”, explicou.
“Além disso, também irão revelar como a secretaria do
turismo chegou a esse relato, se o seu processo de governança está bem
estabelecido e qual a proximidade das secretarias com as empresas ou
organizações responsáveis pela realização dessas experiências. Cada destino
terá cinco minutos para relatar essas experiências e outros cinco para
responder às perguntas e respostas da banca”, complementou Albuquerque.
O concurso Melhores Práticas ESG nos Destinos Brasileiros
avalia as seguintes categorias: 1 - Ambiental: Mudanças Climáticas, Poluição,
Biodiversidade e Recursos Naturais, 2. Social: Direitos Humanos, Diversidade e
Inclusão, Saúde e Segurança e Impacto Comunitário. 3. Governança: Estrutura Corporativa,
Gerenciamento de Riscos, Adesão ao Pacto Global da ONU ou à Declaração de
Glasgow para Ações Climáticas no Turismo e Certificações, acreditações ou
premiações.
PRÊMIOS – O primeiro lugar do concurso receberá consultoria
da Embratur para desenvolver uma estratégia ESG e criar um Comitê ESG,
fortalecendo a governança regional. Também terá direito a uma campanha de
marketing em 2025, alinhada à estratégia de mercado da Agência, ampliando a
visibilidade do destino, e a participação como destaque em um episódio do
minidocumentário ‘Turismo Transforma’, promovendo suas iniciativas.
Como benefícios empresariais, todos os vencedores
participarão da jornada de promoção da Embratur, aumentando a exposição das
suas experiências turísticas, além de participarem como destaque no capítulo de
Sustentabilidade das redes da Embratur (incluindo posts em plataformas como
LinkedIn e Instagram).
Os vencedores também terão vídeos documentários produzidos
sobre as jornadas ESG dos empreendimentos vencedores, aumentando a
credibilidade e alcance, e possibilidade de serem escolhidos para implementar
provas de conceito de startups do EmbraturLAB, testando inovações sustentáveis.
AEN | Foto: Lucas Franco/Viaje Paraná
Ficou sabendo de algo? Envie sua notícia no WhatsApp Xeretando (45)99824-7874
0 Comentários