Centenas de Produtores rurais da região participam de Encontro sobre Biogás em Missal

  • 08/11/2024

O tema central foi “Solução para os impactos ambientais e promoção do desenvolvimento regional”

As fontes de energia renovável estão cada vez mais ganhando espaço e a discussão do tema tem gerado interesse da população. Um exemplo disso foi o Encontro Microrregional de Biogás, que ocorreu em Missal na tarde de terça-feira, 05 de novembro, e reuniu mais de 160 pessoas.

Com o tema Solução para os impactos ambientais e promoção do desenvolvimento regional, foram apresentadas experiências que tem obtido resultados positivos, bem como apresentados os benefícios do Biogás para geração de energia e principalmente o Biometano para a utilização nas frotas e o reaproveitamento dos dejetos para fertilização dos solos.

O Prefeito Ferrari destacou, durante a abertura do encontro, a necessidade destas discussões, visto que na região tem crescido muito a produção de suínos. “Missal possui a terceira maior produção de suínos do Paraná, atrás de Toledo e Santa Helena, mas somos o maior produtor per capita do Estado”, informou.

“O impacto ambiental desta produção, precisa ser amenizado e por isso buscamos soluções conjuntas, por meio de políticas público-privadas. Ficamos muito satisfeitos em ver tantos produtores atentos a estes pontos e preocupados com o presente e o futuro”, acrescenta Ferrari.

Programação

Os presentes acompanharam atentamente a explanação sobre o Potencial produtivo, aplicações e o mercado do biometano no Brasil. Informações prestadas por representantes da CIBIOGÁS.

O repasse de detalhes acerca do Programa RenovaPR, incluindo incentivos e modelos de produção cooperada, também esteve entre os temas discutidos. Herlon Goelzer de Almeida foi quem esclareceu a temática demonstrando as possibilidades existentes.

Foram apresentados ainda depoimentos de produtores rurais que já produzem biogás e biometano. Missal, por exemplo, possui dois produtores com biodigestores: Nelson Spohr em Linha São José dos Pinhais e Edimar Gonçalves, na Linha Progresso, além da Totalmix, indústria instalada no município.

Organização

O evento foi realizado pela Administração Municipal de Missal, por intermédio da Secretaria de Meio Ambiente, em parceria com o IDR-PR (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – antiga Emater). Contou ainda com o apoio da CIBiogás, Secretaria do Estado da Agricultura e Abastecimento (SEAB), Itaipu Binacional e Governo Federal.

Participação

Participaram do encontro produtores rurais e lideranças de 09 municípios da região, entre eles Santa Helena, Diamante do Oeste, Ramilândia, Itaipulândia, Medianeira, Matelândia, São Miguel do Iguaçu, Serranópolis do Iguaçu e Missal. O maior número de produtores rurais foi de Missal, com 80 participações.

Entre as autoridades presentes estavam o Prefeito Ferrari de Missal, presidente da Câmara de Vereadores, Jair Bogler, vereadores Elias Andrade, Elmo Pauli e Valentin Kniphoff. Os secretários de Agricultura, Altair Fetzner e de Meio Ambiente, Eloy Everling, coordenaram o encontro, juntamente com o IDR-PR.

O Gerente regional do IDR-Paraná de Cascavel, José Lindomir Pezenti, agradeceu a parceria com Missal e elogiou a iniciativa, complementando com informações pertinentes ao tema. O Gestor de Bacias Hidrográficas, Seno Leopoldo Anton, representou a Itaipu Binacional. Instituições financeiras também estiveram representadas e podem ser fundamentais para dar suporte de financiamento aos interessados. 

“Missal, através do nosso Prefeito Ferrari, é parceiro destas iniciativas, e preocupado com os passivos ambientais gerados pela grande produção no município, quer dar todo o apoio necessário e possível para que os produtores rurais possam investir em biodigestores”, declarou o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Eloy Everling.

Assessoria

Ficou sabendo de algo? Envie sua notícia no WhatsApp Xeretando (45)99824-7874

0 Comentários



Deixe seu comentário

* Seu comentário passará por uma avaliação antes de ser postado no site.
* Para que seja vinculada uma imagem sua no comentário é necessário cadastro no GRAVATAR