Encontro de capacitação em gestão cultural reúne municípios do oeste do Paraná

  • 05/07/2024

A Itaipu Binacional, Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, Rede Regional de Cultura e Patrimônio do Oeste do Paraná, Unila e Escritório Paraná do Ministério da Cultura (MinC), realizaram, nesta quarta-feira (03), em Santa Tereza do Oeste uma capacitação de gestores municipais de cultura da região oeste do Paraná.

A dinâmica foi conduzida pela representante do escritório MinC-Paraná, Loana Campos, e teve como sede o Instituto Pedra da Mata. A ação demonstra o interesse e a parceria entre essas instituições como catalisadores para o desenvolvimento da economia criativa e do segmento cultural da região, segundo os organizadores.

Durante a capacitação, Loana Campos abordou temas cruciais para a gestão cultural, orientando os presentes sobre os desafios da gestão cultural participativa, detalhando as Leis Paulo Gustavo e Aldir Blanc, e apresentando o programa Cultura Viva.

“Então, com esse objetivo de a gente se atualizar, de trazer, a partir das dúvidas dos gestores e das gestoras, também sanar algumas dúvidas e reconhecer as dificuldades, e, sobretudo, para a gente ouvir mesmo os contextos, os municípios, os desafios, as especificidades do território”, destaca Loana Campos. “Foi muito importante ouvir as experiências dessas execuções dos gestores nos municípios, as manifestações que têm nas localidades”, ressalta.

O encontro, que se estendeu ao longo de todo o dia, proporcionou uma oportunidade de troca de experiências e diálogo entre os gestores. “Foi a primeira vez que muitos dos participantes tiveram contato direto com o Ministério da Cultura na região, o que enriqueceu ainda mais o evento e fortaleceu tecnicamente os gestores para as futuras ações”, ressalta a consultora de Cultura do Convênio Linha Ecológica, Tatyane Ravedutti.

O curso de extensão universitária de formação continuada para gestores municipais de cultura, parceria entre a Unila, Conselho dos Lindeiros e Itaipu Binacional, prevê atividades de formação para gestores culturais ao longo dos próximos quatro anos, garantindo a continuidade e aprimoramento da gestão cultural na região e reafirmando o compromisso com o desenvolvimento cultural sustentável e participativo do oeste do Paraná.

Assessoria

Ficou sabendo de algo? Envie sua notícia no WhatsApp Xeretando (45)99824-7874

0 Comentários



Deixe seu comentário

* Seu comentário passará por uma avaliação antes de ser postado no site.
* Para que seja vinculada uma imagem sua no comentário é necessário cadastro no GRAVATAR