Aluna de colégio cívico-militar vence no Paraná o concurso de redação do Senado
- 27/06/2024
A estudante Brenda Yara Chaves Muniz, de 18 anos, do Colégio
Estadual Cívico-Militar Presidente Vargas, de Bela Vista do Paraíso (Norte),
foi a vencedora paranaense do concurso de redação promovido pelo programa Jovem
Senador, edição 2024. Como premiação, ela vai participar da Semana de Vivência
Legislativa, no período de 5 a 9 de agosto, em Brasília, onde poderá acompanhar
de perto o funcionamento da instituição, tramitação e discussão dos projetos e
todas as demais atividades.
O programa Jovem Senador é realizado anualmente pelo Senado
Federal, em parceria com o Ministério da Educação, Conselho Nacional de
Secretários de Educação (Consed) e com apoio das secretarias da Educação dos
estados e do Distrito Federal. Neste ano, os estudantes escreveram sobre o tema
“Os 200 anos do Senado e os desafios para o futuro da democracia”. Brenda, que
está na 3ª série do Ensino Médio, conquistou a primeira colocação entre 6.400
trabalhos elaborados por estudantes de toda a rede estadual de ensino.
Os trabalhos dos alunos foram encaminhados aos Núcleos
Regionais de Educação (NREs), onde passaram por uma primeira seleção. A
Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR), responsável pela
viabilização do concurso no Estado, recebeu 96 redações finalistas para a
seleção de apenas três, que foram enviadas ao Senado Federal. Veio de lá a
escolha pelo trabalho de Brenda, como representante do Paraná.
A conquista vai proporcionar a Brenda a oportunidade de
conhecer, na prática, como funciona a tramitação de um projeto de lei, desde
que é apresentado, passando pela defesa dos autores das proposições, até as
discussões e votações em plenário. Também poderá observar bem de perto como
atuam os senadores da República. “Vai ser uma experiência única para ela, que é
muito estudiosa e dedicada", conta a professora de Língua portuguesa,
Helaine Maria Rolin Abelha, orientadora de Brenda.
Nesta semana, as equipes pedagógicas do Núcleo Regional de
Educação de Londrina foram pessoalmente a Bela Vista do Paraíso dar a notícia a
Brenda, aos alunos e professores do colégio Presidente Vargas. “A entrega dos
documentos para a viagem foi durante a solenidade de execução do Hino Nacional,
por se tratar de um Colégio Cívico-Militar, e na presença de todos os
professores, alunos e funcionários. Foi muito emocionante”, relembra a
professora Helaine.
CENTRO DO PODER– Os alunos não são obrigados a participar do
programa, que significa um caminho para que os jovens conheçam de perto o
funcionamento da instituição política brasileira, além de ser uma forma de se
engajar nas questões que fazem parte do dia a dia das pessoas.
“O Jovem Senador é uma oportunidade importante de viver uma
nova experiência prática e de ter contato direto com a rotina no centro do
poder do país. Além disso, construindo as redações, os nossos alunos colocam em
prática o trabalho que desenvolvem em sala de aula na plataforma Redação
Paraná”, destaca o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda.
ENTUSIASTA DA ESCRITA– Brenda Yara afirma que a participação
foi processo cansativo, mas proveitoso. “Comecei compilando as informações que
me vinham em mente sobre o tema, para depois estruturá-las no modelo texto
dissertativo argumentativo”, descreve Brenda. “Li alguns textos, assisti vídeos
que me pareciam bons repertórios, como o documentário 'Democracia em Vertigem'.
Além disso, decidi que adicionaria ao meu texto conceitos ou citações de
filósofos famosos, já que é uma área que admiro. Demorou, mas com o esforço e a
ajuda da minha orientadora, sintetizei minha redação com a tese que queria
desde o princípio”.
Brenda é entusiasta da escrita desde pequena, quando criava
histórias em quadrinhos, que foram evoluindo para os contos e, mais tarde, para
textos dissertativos e poesias. Ela considera o tema proposto no programa Jovem
Senador, de muita relevância social. “Refletir sobre esse fato é fundamental
para propor possíveis soluções. É um tema muito presente no cotidiano dos
cidadãos, apesar de muitos não perceberem ou não se interessarem por assuntos
políticos. É preciso mudar essa realidade”, pontua a aluna.
A estudante está em dúvida se escolhe o curso superior na
área de ciências sociais ou de filosofia e já começa a se preparar para a
viagem ao Planalto Central. “Quanto mais eu paro para pensar, mais surreal se
torna. Tenho muitas expectativas, espero curtir bastante e representar bem o
meu Estado”, diz.
PROGRAMA– O Jovem Senador faz parte do programa chamado
Senado Jovem Brasileiro e foi criado em 2010. O nome Jovem Senador é utilizado
para referir-se ao conjunto das atividades do programa, realizado todos os
anos, proporcionando aos estudantes do ensino médio das escolas públicas
estaduais de todo o Brasil, conhecimento acerca da estrutura e do funcionamento
do Poder Legislativo no país. A cada ano é proposto um tema de redação como
forma de ingresso.
Os temas sempre abordam tópicos relacionados à cidadania e à
política, além de questões sociais para despertar nos jovens a importância da
reflexão sobre o exercício da cidadania. Os autores das 27 melhores redações –
um de cada estado e do Distrito Federal – são automaticamente selecionados para
vivenciar, em Brasília, o processo de discussão e elaboração das leis do país,
conforme a atuação dos senadores da República.
A “jovem legislatura” tem duração de quatro dias e inicia-se
com a posse dos jovens senadores e a eleição da Mesa Executiva. Os trabalhos
são encerrados com a aprovação dos projetos e a consequente publicação no
Diário do Senado Federal.
Fonte: Secom Paraná |Foto: SEED-PR
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