Escola Estadual Arandu Renda realizou abertura da VI Semana Cultural Indígena

  • 16/04/2024

Na manhã desta terça-feira (16), foi realizada cerimônia de abertura da VI Semana Cultural Indígena da Escola Estadual Arandu Renda da aldeia Aty Miri de Itaipulândia. Na programação de abertura estiveram presentes autoridades municipais e representantes de entidades e instituições regionais ligadas à questão indígena.

Fazendo parte da programação o Chamoí (rezador) Augustinho Delgado fez a cerimônia de abertura (reza), em nome dos indígenas pedindo que Nhanderu (Deus) cuide de todos e que abençoe a 6ª Semana Cultural Indígena.

Os oradores foram unânimes em destacar a importância da cultura indígena, cada vez mais inserida na sociedade.

A Prefeita Cleide Prates enalteceu o bom relacionamento da Administração Municipal com a comunidade indígena. “Ficamos felizes em estarmos participando deste momento tão importante para a aldeia Aty Miri com a abertura das atividades da Semana Cultural Indígena. Sempre destaco, em nome do Pode Executivo, o bom relacionamento que temos com as lideranças da comunidade indígena local, o que fez com que nunca tivéssemos nenhum tipo de atrito entre indígenas, comunidade de Poder Público. Parabéns à Escola Arandu renda pela organização da programação.”

Após os pronunciamentos e mensagens das autoridades, alunos da Escola Estadual Arandu Renda e membros da aldeia indígena Aty Miri brindaram à todos com três apresentações, manifestando e apresentando um pouco da cultura indígena e que é defendida e propagada pela comunidade.

Participaram da abertura da 6ª Semana Cultural Indígena, alunos de escolas municipais de Itaipulândia e representantes de Colégio de Santa Terezinha de Itaipu, os quais puderam participar de palestras em salas pedagógicas, conhecendo a história da aldeia Aty Miri, bem como a forma de produção agrícola.

A programação continuará até quinta-feira (18), tendo atividades nos períodos matutino e vespertino e a coordenação da 6ª Semana Cultural Indígena convida a comunidade em geral para visitem e tenham contato com as ações culturais dos indígenas da aldeia Aty Miri.

Assessoria

Ficou sabendo de algo? Envie sua notícia no WhatsApp Xeretando (45)99824-7874

0 Comentários



Deixe seu comentário

* Seu comentário passará por uma avaliação antes de ser postado no site.
* Para que seja vinculada uma imagem sua no comentário é necessário cadastro no GRAVATAR