5 fatores mostram que a soja terá uma semana positiva

  • 12/03/2024

Os atuais patamares de preços da soja têm sido uma reclamação constante do produtor. Ao analisar as contas, é possível notar que as cifras praticadas no mercado não permitem, sequer, a cobertura dos custos de produção.

Contudo, esse cenário pode mudar. Pelo menos momentaneamente. É o que sugere a análise da plataforma Grão Direto. Acompanhe:

Adversidades climáticas: as chuvas previstas na última semana ocorreram conforme o esperado e há mais previsões para os próximos dias. De acordo com o último levantamento realizado pela Grão Direto, cerca de 50% dos produtores rurais entrevistados ainda não deram início à colheita, uma situação que se mantém diante da confirmação das chuvas. Esse cenário tem impactado a entrada da soja no mercado, resultando em aumentos nos indicativos de compra para entregas a prazos mais longos.

Custos logísticos de safra: até o momento, o custo logístico ainda não se estabilizou em sua tradicional temporada de alta, devido ao atraso na colheita da safra de soja e ao baixo volume de negociações. No entanto, essa situação tende a mudar no próximo mês de abril à medida em que a colheita avança e os produtores se veem obrigados a cumprir seus compromissos financeiros. Até lá, os produtores terão a oportunidade de aproveitar preços atrativos, com custos logísticos mais econômicos para oportunidades de entrega CIF.

Exportações: os embarques de soja brasileira estão 30% acima do último ano e podem indicar reversão na tendência do mercado, que até o momento estava muito pressionado pela baixa demanda. Essa informação casa com o aumento das remessas previstas no relatório do USDA.

Farelo e óleo no radar: a China está aumentando suas compras de farelo, enquanto a Malásia enfrenta desafios na produção de óleo de palma, fatores que têm contribuído para manter os prêmios próximos ao positivo para entregas em maio e junho. Além disso, com o aumento do consumo e da utilização de óleo vegetal no biodiesel, combinado com a iminência da temporada de alta dos combustíveis, a aceleração no avanço da colheita pode casar com um movimento positivo do mercado.

Dólar perto dos R$5,00: após um Payroll acima da expectativa com as 275 mil vagas de emprego criadas, os olhares se voltaram para os Estados Unidos, que se mostrou resistente aos métodos de contenção da inflação, trazendo, assim, um sinal de juros por mais tempo. Para o Brasil, que pretende cortar mais 0,5% na próxima reunião, fica a dúvida se esse resultado pode mudar a opinião do comitê de política monetária para um corte mais conservador.

Frente aos fatores apresentados, a Grão Direto acredita que a semana será marcada pelo recuo do dólar e pela subida da soja, recuperando algumas perdas dos últimos meses.

Com Inf/foto: Canal Rural

Ficou sabendo de algo? Envie sua notícia no WhatsApp Xeretando (45)99824-7874

0 Comentários



Deixe seu comentário

* Seu comentário passará por uma avaliação antes de ser postado no site.
* Para que seja vinculada uma imagem sua no comentário é necessário cadastro no GRAVATAR