Família de Santa Helena autoriza doação de órgãos e podem salvar nove pessoas; captação foi feita no hospital Bom Jesus

  • 01/03/2024

A Hoesp/hospital Bom Jesus, de Toledo, divulgou uma nota sobre a captação de órgãos de uma mulher de 56 anos, que teve confirmação da morte encefálica: “Nove pessoas serão salvas hoje graças ao gesto nobre de uma família”, ressalta o coordenador da CIHDOTT da Hoesp, Itamar Weikanko.

Segundo informado ao Correio do Lago, a mulher era moradora de Santa Helena, teve a morte confirmada na terça (27), A doação foi possível através do “sim” da família da paciente.

Foram captados rins, fígado, córneas, coração para transplante de valvas cardíacas. Todos esses órgãos foram captados na Hoesp/Hospital Bom Jesus, foram disponibilizados para a Central de Transplantes e podem salvar nove pessoas. Os transplantes foram realizados na quarta-feira (28), mesmo dia em que a santa-helenense era sepultada.

Toda doação foi acompanhada pela Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes. “É um trabalho importante de toda a equipe no hospital para que essas vidas possam ser salvas. É um gesto de amor”, finaliza Itamar.

Para ser um doador de órgãos, é necessário comunicar a família de seu desejo. Após a constatação da morte encefálica, somente diante da autorização dos familiares é que a captação é feita.

Com inf: Correio do Lago

Ficou sabendo de algo? Envie sua notícia no WhatsApp Xeretando (45)99824-7874

0 Comentários



Deixe seu comentário

* Seu comentário passará por uma avaliação antes de ser postado no site.
* Para que seja vinculada uma imagem sua no comentário é necessário cadastro no GRAVATAR