"Não vamos entregar nossas terras" afirmam agricultores de Santa Helena
- 21/03/2018
Uma reunião ontem (20) no Centro Comunitário de Santa Helena Velha, reuniu agricultores de todo o município para tratar sobre as estratégias de defesa diante da ameaça de uma possível instalação de uma reserva indígena no município. A organização deu-se após a determinação de uma Procuradora de Foz do Iguaçu para a demarcação de novas áreas de terra para ocupação de índios em Santa Helena e também São Miguel do Iguaçu.
Estiveram envolvidos no evento representantes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santa Helena, Administração Municipal, Câmara de Vereadores, ONG's, Emater, Itaipu Binacional, Sindicatos de outros municípios e agricultores. Antes dos pronunciamentos, os participantes foram convidados a entoar o Hino Nacional em forma de capela, naquele momento os agricultores expressaram a sua indignação formando um coral que cantou em voz alta. Ao microfone, palavras de ordem como "Iremos lutar até o fim", "aqui não é o lugar para uma reserva indígena" foram motivo de aplausos e manifestações verbais.
O presidente do sindicato, Flavio Back, pediu para que de forma alguma durante as manifestações ou vigilâncias usem de violência ou portem algum tipo de arma. Representando os agricultores, Alvaro Bortolini, pioneiro da localidade, afirma que a classe permanecerá com as barricadas e monitorando movimentações estranhas na localidade.
Os Índios
Na segunda-feira o Cacique da Aldeia de Santa Helena Velha divulgou uma nota de esclarecimento afirmando que os indígenas não tem nenhuma intenção de apropriar-se terras produtivas ou mesmo do IAPAR - Instituo Agronômico do Paraná. Sobre essa questão, Alvaro afirma que o problema não são os nativos locais: "Os índios daqui não respondem pela FUNAI ou aldeias de outros locais, estamos preocupados com os Campesinos que vem do Paraguai, naturalizam-se índios e estão em busca de novas áreas, eles são a ameaça", ressalta.
Ficou sabendo de algo? Envie sua notícia no WhatsApp Xeretando (45)99824-7874
0 Comentários